carregando...

10 anos da ABP e Fórum

Arquivo 04/10/2007

Fórum da Academia discute meio ambiente e desenvolvimento infantil

Ecopediatria será o foco principal do VI Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) – “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude” a ser realizado em Goiânia (GO), dias 7 e 8 de outubro. Segundo o presidente do evento, dr. Júlio Dickstein, o debate será em torno dos fatores ambientais que ajudam ou prejudicam o desenvolvimento do ser humano, principalmente na infância e na adolescência. “Violência urbana”, “O adolescente adicto ao álcool e outras drogas” e “A contribuição do pediatra no Programa de Saúde da Família” são outros temas que serão discutidos na ocasião.  A participação no Fórum vale cinco pontos na atualização do TEP. As inscrições são gratuitas. Saiba mais. 

Boas notícias nos 10 anos da ABP

Com a criação do coral infantil do Memorial da Pediatria, o lançamento de um boletim eletrônico, a realização do VI Fórum aberto à comunidade e publicações em andamento, a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) completa 10 anos de atividades. Segundo o presidente, dr. Edward Tonelli, a data será comemorada no dia 09 de outubro, em Goiânia, durante a assembléia ordinária, a realizar-se de 9 às 13h.  “Haverá um momento solene”, adianta o presidente que, entre outras iniciativas, criou o informativo semestral voltado aos acadêmicos. O Coral é coordenado pelo dr. José Dias Rego,  dirigido pela maestrina Maria Alice da Silva Ramos Sena e tem patrocínio da Nestlé Nutrition. Os ensaios começaram em julho. Do Memorial, as boas novas também ficaram por conta da inscrição do museu na agenda cultural dos XV Jogos Pan-americanos e dos Jogos Parapan-americanos, que ocorreram no Rio de Janeiro, em julho e agosto. Durante os eventos, a exposição que conta a história da pediatria do País foi divulgada entre os participantes e recebeu visitas como a do estudante de medicina Jair Moure Otero, do 4º período da Faculdade UNICID de São Paulo. “Achei o museu bem interessante”, disse, admirado também com o que considerou “rapidez” da evolução da medicina de crianças e adolescentes. O futuro médico também recebeu o novo folheto explicativo sobre o museu, em português, inglês e espanhol.

Dr. Tonelli informa também que são seis as Comissões da ABP e que os atuais responsáveis são os drs. Fernando Nóbrega (Científica), Julio Dickstein (Memorial), Nelson Grisard (História da Pediatria), Pedro Celiny Ramos Garcia (Documentos-Site), Edward Tonelli (Ensino) e José Dias Rego (Publicações). Está em fase de revisão final a reedição do novo Livro dos Patronos da ABP. O Memorial fica na rua Cosme Velho, 381 (tel. 2245 3110), Rio de Janeiro e a exposição pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta, de 9 às 16h.