carregando...

14º Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa recebe professor britânico

Arquivo 03/12/2014

14 congresso ensino e pesquisa 2014

Residentes e Ligas terão encontro. ABP realiza Fórum

Confirmada a presença do professor de Epidemiologia e Desenvolvimento Humano, Keith Godfrey, da Universidade de Southampton (Reino Unido), no 14º Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa, 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa em Saúde da Criança e Adolescente, 2º Congresso Brasileiro de Residentes de Pediatria, 2º Encontro Nacional de Ligas de Pediatria e 14º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria Prof. Izrail Cat. O evento ocorre em Campinas (SP), de 10 a 12 de dezembro. O docente britânico fará palestra sobre “o entendimento da saúde e doença através de princípios evolutivos”, no dia 12, às 9h, seguida de debate.

Outro destaque será a apresentação do novo Programa de Residência Médica em Pediatria. O Congresso também se dedicará ao ensino de graduação, com a troca de experiências entre as ligas de pediatria, e à pesquisa, enfatizando as repercussões do crescimento nas doenças crônicas do adulto, bem como nas questões relacionadas à saúde mental. A informação é da presidente, Sandra Grisi, diretora de Ensino e Pesquisa da SBP.

A nova formação pediátrica foi aprovada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) em 2013 e conta, atualmente, com 11 serviços habilitados para sua execução. “Os cinco primeiros, que já adotaram o novo currículo em 2014, vão apresentar o seu relato no Congresso”, informa a dra. Sandra. Os seis demais abriram seus editais para 2015. “A implantação da residência de três anos é uma reivindicação da Sociedade de quase 10 anos, que trará mais qualidade para o atendimento da criança e em muito valorizará a profissão”, salienta o dr. Eduardo Vaz. O conteúdo está “essencialmente baseado na lógica do currículo elaborado pelo Global Pediatric Education Consortium (GPEC), que é a aliança mundial em educação pediátrica”, frisa o representante da Sociedade no Consórcio, Dioclécio Campos Jr. Acesse: ensinoepesquisa.com.br e saiba mais!