carregando...

14º Congresso de Pneumologia Pediátrica reúne especialistas de vários países.

Arquivo 17/04/2014

pneumo ped 2014

Com palestrantes do Brasil e do exterior, será realizado de 30 de abril a 3 de maio, em Porto de Galinhas (PE), o 14º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Dentre os estrangeiros, virão professores como Peter Le Souëf, da University of Western, Austrália, e Adnan Custovic, de Manchester, Reino Unido, presidente da Sociedade Europeia de Pneumologia Pediátrica, ambos com muito conhecimento sobre asma e sobre doenças respiratórias obstrutivas. A fibrose cística é o tema principal das pesquisas do canadense Felix Ratjen, assim como da bióloga portuguesa Margarida Amaral, que se concentra no diagnóstico molecular da doença. Fernando Polack, da Universidade Vanderbilt, Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos, é especialista em doenças infecciosas.

Debates

Presidido pelo dr. Murilo de Britto, o evento terá conferências, mesas-redondas, estudos de caso. “Discutiremos os vários fatores deflagradores da asma – a doença pulmonar crônica mais prevalente na infância. A alergia é muito comum, mas há também as infecções virais, os exercícios físicos. Vamos aprofundar o debate sobre a interação que leva à doença de base, afinal, trata-se de uma patologia muito corriqueira no dia a dia do pediatra e também nos consultórios dos especialistas, que lidam com os casos de difícil controle”, salienta a dra. Regina Terse, do Departamento Científico de Pneumologia da SBP (DC), adiantando que a pneumonia também terá destaque no programa. “Não só o diagnóstico como a antibioticoterapia”, informa.

Outro tópico importante no Congresso será a tuberculose, até porque “num país como o Brasil o assunto não pode ser esquecido”, frisa a dra. Regina.Também serão abordados a bronquiolite e a sibilância por palestrantes como o professor Renato Stein, de Porto Alegre (RS), “reconhecido mundialmente”, lembra a representante do DC, frisando ainda a colaboração de colegas como o dr. Paulo Camargos, de Belo Horizonte (MG).

Cursos pré-Congresso

Os cursos que antecedem o Congresso ocorrerão na quarta-feira, dia 30, sobre assuntos como a imagem na medicina de crianças e adolescentes, métodos diagnósticos em doenças pulmonares e na fibrose cística. O evento é realizado pela SBP e pela Sociedade Pernambucana de Pediatria, a participação soma 10 pontos na atualização do Título de Especialista em Pediatria (TEP) e 20 na atualização do Certificado de Área de Atuação em Pneumologia Pediátrica. Para outras informações, acesse o WWW.sbp.com.br (Congressos e eventos da SBP) ou o www.pneumoped2014.com.br!