carregando...

1º Congresso de Urgências e Emergências Pediátricas e 40 anos de história da SPSP

Arquivo 05/09/2012


Dr. Clóvis Constantino (ao centro) com drs. Eduardo Vaz (à esq.) e Fernando Nóbrega, no lançamento do livro.

05/09/12 – Começa amanhã, em São Paulo, e vai até o sábado, o 1º Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas. Realizado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), com apoio da SBP, o evento deverá “inaugurar uma tradição”, avalia o dr. Clóvis Constantino, presidente da filiada, destacando a importância da atualização voltada para a preservação da vida e para a prevenção de seqüelas em “situações nas quais os pacientes estão em condições agudas de sofrimento e risco”, define. Mais de 800 profissionais já estão inscritos.

Também acaba de ser disponibilizado no site da SPSP o livro “4 Décadas – Compromisso com a Criança e com o Pediatra”, sobre a trajetória da entidade, fundada em 12 de outubro de 1970. Vários documentos foram reunidos, entrevistas realizadas, sob a coordenação de uma Comissão formada pelo dr. Clóvis e por quatro ex-presidentes da entidade – os drs. José Hugo Pessoa, Cléa Leone, Mario Santoro Jr. e Conceição Segre. A tiragem inicial, de 2 mil exemplares impressos, está sendo distribuída a autoridades, bibliotecas, parceiros e às regionais.

O lançamento ocorreu em julho, marcando o Dia do Pediatra. Além do presidente da SBP, Eduardo Vaz, e do presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e ex -presidente da SPSP, Fernando Nóbrega, estiveram presentes a atual diretoria da filiada, os presidentes das regionais e dos departamentos científicos, e vários ex-presidentes da Sociedade de São Paulo, dentre os quais o vice-presidente da SBP, Fabio Ancona Lopez, e os drs. Jayme Murahovschi, Jacques Crespin, Wilson Maciel, Luiz Alberto da Silva, Julio Toporovski, Claudio Leone, Conceição Segre, Cléa Leone e José Hugo de Lins Pessoa. Acesse www.spsp.org.br e leia!

Professor Drauzio Viegas recebe título
de “Emérito” da Medicina do ABC


Professores do Departamento de Pediatria da FMABC e dr. Milton Macedo, com dr. Drauzio Viegas, ao centro

Professor Titular de Pediatria e Puericultura, dr. Drauzio Viegas recebeu, em agosto, em Santo André (SP), o título de “Emérito” da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). A solenidade contou com palestra do diretor de Defesa Profissional da SBP, Milton Macedo, que abordou o tema “Direitos da Criança e Valorização do Pediatra”. Participaram inúmeros ex-alunos do dr. Dráuzio, dentre os quais muitos hoje professores, além de estudantes e colegas de profissão, como a coordenadora do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) da SBP, Roseli Sarni.

Dr. Dráuzio começou a lecionar em 1974 e se aposentou em 2011, quando foi convidado a iniciar amplo programa, atuando como consultor em “humanização” e bioética, tanto nos hospitais administrados pela Fundação ABC, como na própria Faculdade de Medicina. Dentre seus livros, estão “Em Busca da Humanização”, “ABC na Pediatria – Manual Prático para Consultório” e “Brinquedoteca Hospitalar – Isto é Humanização”.