carregando...

9º Fórum da ABP e homenagem à dra. Zilda Arns

Arquivo 27/05/2010

Reunindo mais de 200 participantes de diferentes setores, em Belo Horizonte (MG), no último final de semana, a 9ª edição do Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) homenageou a dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, falecida em janeiro, no Haiti.  Em palestra, o atual coordenador internacional e nacional adjunto da Pastoral da Criança,Nelson Arns (foto), discorreu sobre a mortalidade infantil no Brasil e no mundo, destacando os objetivos do trabalho da organização, presente em mais de 4 mil municípios: “Se estivesse aqui, minha mãe chamaria, mais uma vez, a atenção de todos para as ações em favor de um mundo mais justo”, disse. Dra. Zilda, afirmou o filho, dedicou a vida às crianças e sempre “teve orgulho de ser pediatra”.

Na abertura do evento, dr. Paulo Poggiali, presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), fez uma saudação especial ao dr. Eduardo Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que inicia um mandato com tantas “expectativas positivas” para a profissão e para a população infanto-juvenil. Dr. Júlio Dickstein, presidente do Fórum intitulado “As Transformações da Família e da Sociedade e seu Impacto na Infância e Juventude”, informou sobre os temas centrais tratados nos oito fóruns anteriores. O presidente da Academia, dr. Fernando Nóbrega, antecipou a confiança no sucesso do evento, que trataria de temas tão polêmicos, quanto atuais –como  “violência e internet, televisão, celular, jogos eletrônicos” e também “parto normal e alojamento conjunto”, “criança e consumo”, “cuidado, afeto e limites”.

Dentre as atividades culturais, um show de mágica do pediatra e acadêmico titular da Academia Mineira, dr. Eduardo Tavares e a apresentação das crianças da Associação Querubins, projeto da comunidade “Acaba Mundo”, na capital mineira. Foi o dr. Paulo Poggiali quem entregou a placa de homenagem ao coordenador, Djaniro Silva.

Saiba mais sobre o Fórum, pelo www.sbp.com.br