carregando...

A defesa profissional em Pernambuco

Arquivo 20/04/2010

Café com Especialista, dia 10 de abril, no Hospital Santa Joana, em Recife

Um debate com os associados em Recife, o Café com Especialista, e encontros promissores com as direções regionais da União Nacional de Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) e da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge). Estas as iniciativas que marcaram a agenda de abril da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), como parte do movimento nacional de valorização da profissão. As reivindicações já haviam sido enviadas a todas as empresas. “Não tínhamos recebido respostas, decidimos marcar as reuniões e o saldo foi positivo. Estamos em negociação”, informa a dra. Jucille Meneses, presidente eleita da Sopepe, com posse prevista para maio. “Nossa pauta segue a estratégia da SBP: atendimento em puericultura conforme estabelecido pela CBHPM, aumento do valor da consulta de consultório e da sala de parto, melhores condições de trabalho”, ressalta.

“A Unidas demonstrou intenção de acompanhar o acordo já discutido nacionalmente, com a SBP e a direção local ficou de avaliar nossos pleitos”, disse a dra. Jucille. Segundo o dr. Silo Holanda, vice-presidente do Departamento Científico (DC) de Defesa profissional da SBP e presidente DC da Sopepe, com a Abramge foi  acordado que a Sopepe encaminhará uma proposta, que será levada para a assembleia das operadoras associadas.

Quanto ao Café com Especialista, “foi uma mesa-redonda coordenada pela dra. Argentina Passos, com participação dos drs. Silo Holanda, Assuero Gomes, do Sindicato dos Médicos e também de dois convidados de outras filiadas da SBP do Nordeste – os drs. Kátia Laureano, presidente da Sociedade de Pediatria da Paraíba, e Cláudio Soriano, presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria”, informou a atual presidente, dra. Lucia Trajano. “Acreditamos que a troca de experiências é importante para o fortalecimento do movimento”, assinala a dra. Jucille.