carregando...

A força da pediatria

Arquivo 28/04/2009

Uma “demonstração da vitalidade do movimento associativo e da força da SBP”. Assim o dr. Dioclécio Campos Jr. traduziu as reuniões dos Conselhos Superior (CS), Fiscal, Comissão Eleitoral e o Fórum de Defesa Profissional, realizados dias 23, 24 e 25 de abril, no Rio de Janeiro. No centro do debate, a proposta da Sociedade, de revisão da portaria, estabelecendo caráter obrigatório para a contratação de um pediatra em cada Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família(NASF), que está sendo bem acolhida no Ministério da Saúde, e as lutas pela inclusão da consulta de puericultura no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar, assim como o estabelecimento de uma salário mínimo de referência para os médicos. Dr. Eduardo Vaz, presidente do Núcleo VigilaSUS, anunciou que os primeiros indicadores de qualidade da assistência à criança e ao adolescente  no sistema público de saúde a serem avaliados serão os de neonatologia.

O concurso para o Título de Especialista em Pediatria(TEP) já tem cerca de 800 inscritos e o prazo para os interessados foi adiado para 08 de maio – juntamente com o do Certificado de Especialista em Pediatria com Área de Atuação em Neonatologia –, por causa do grande acúmulo de feriados no período, informa o coordenador dr. Hélcio Villaça. As contas da entidade, auditadas por empresa independente, foram aprovadas pelo Conselho Fiscal e apresentadas pela diretora financeira, dra. Marilene Crispino. A “autosustentabilidade é uma meta próxima de ser alcançada”, já que 75% da receita se refere às anuidades dos associados e apenas 11% a doações e patrocínios (para citar os itens principais), comentou o presidente.

A programação do Congresso Brasileiro de Pediatria, que será realizado em Brasíliade 8 a 12 de outubro, está sendo finalizada e a previsão é que seja divulgada em maio, quando também deverão ser abertas as inscrições, adiantou o dr. Wellington Borges, da Comissão e que representou o dr.Dennis Burns, presidente do evento e da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, além de secretário da SBP. Vão ocorrer mesas-redondas seguidas de colóquio, conferências, simpósios satélites. Também haverá espaço para temas- livres, cujas normas serão divulgadas em breve, segundo o dr. Luiz Anderson, que participa da Comissão presidida pelo dr. Fernando Nóbrega. Conclamando os pediatras à participação, a SBP vai sortear mais de cem inscrições entre os associados, em processo que será coordenado pelas filiadas.

A Comissão presidida pelo dr. Clóvis Vieira se reuniu, dando seguimento ao calendário eleitoralprevisto no processo de escolha da nova diretoria da Sociedade e tomando as providências para que tudo transcorra de maneira organizada, garantindo a participação democrática dos associados. O edital será divulgado em junho.

O Conselho Superior recebeu a visita da nova diretora da Nestlé Nutrition, sra. Serena Aboutboul, acompanhada dos srs. Roberto Sato, gerente nacional, Luiz Paulo Salles, gerente regional, Erica Breda e André Alvim, gerentes distritais e Evelize Pereira, coordenadora de eventos científicos.

Ainda na reunião do CS, dr. Dioclécio anunciou que as providências para que o Memorial da Pediatria Brasileira adote o nome de seu idealizador, dr. Lincoln Freire, estão sendo tomadas. Foi salientando também que, em 27 de julho próximo, a Sociedade abrirá as comemorações do seucentenário. É que em 2010, a maior entidade médica de especialidade do País vai completar 100 anos. Parabéns aos pediatras!