carregando...

Aberta em Recife a Semana da Amamentação

Arquivo 02/08/2010

Na presença de mais de 700 pessoas, entre mães e profissionais da saúde, Wanessa Cristina da Silva recebeu hoje, do dr. Eduardo da Silva Vaz, a placa de madrinha da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) no Brasil em 2010: “Esperamos que esta família linda seja um forte exemplo sobre a importância do aleitamento materno e que daqui a 50 anos, quando o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) completar 100 e a SBP 150, a amamentação seja uma prática tão absolutamente difundida, que as pessoas comentem que um dia foi preciso lutar por isto”, disse o presidente da SBP.

A solenidade foi realizada no IMIP, em Recife, onde Wanessa deu à luz e recebeu apoio para amamentar Letícia Vitória, hoje com um mês. Aberta pelo  presidente da instituição, dr. Antônio Carlos Figueira, contou com o depoimento da pediatra Vilneide Braga, coordenadora do Banco de Leite Humano, que assinalou o orgulho dos profissionais do Hospital em receber a todos.

O Ministro da Saúde foi representado pela pediatra Elsa Giugliani, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, que lembrou que o IMIP foi o primeiro a receber o título de Hospital Amigo da Criança (HAC) no País – tema escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) para a 19ª Semana. Dra. Elsa apresentou um vídeo sobre a Iniciativa que tem por objetivo proporcionar mais tempo de amamentação para os bebês. Hoje o Brasil tem 335 HAC e “a meta é a adesão de todas as instituições com mais de mil partos ao ano”, disse.

O presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, dr. Luciano Borges Santiago, entregou a placa à Bárbara Lucena e sua filha Katherine, que também nasceu no Instituto, com apenas seis meses de gestação, baixo peso e problemas cardíacos, mas teve ajuda da equipe e foi salva. Bárbara hoje colabora com outras mães que têm problemas similares e acompanha as campanhas de promoção da amamentação: “noto o crescimento do trabalho e acho muito importante”. Dra. Sìlvia Rissin, presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP também foi homenageada.

Outro a ficar “orgulhoso” foi Leonardo da Silva: “o pai tem que estar presente em todos os momentos da família e na amamentação, que não é apenas responsabilidade da mulher”, disse. “Muitos funcionários do hospital, que me ajudaram estão aqui hoje”, ressaltou a madrinha, com Letícia Vitória no colo e dividindo com todos os aplausos. Entre os presentes, as dras. Jucille Meneses, presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), coordenadora da Residência em Neonatologia e responsável pela UTI do IMIP; Lúcia Trajano, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sopepe, e Lílian Espírito Santo, do Ministério da Saúde. Clique aqui e conheça as peças da campanha!