carregando...

Adeus, professor Azarias!

Arquivo 19/05/2008

Morreu o Professor Azarias Andrade de Carvalho. Vai-se assim mais um símbolo de uma geração dedicada de corpo e alma à pediatria. Figura humana inesquecível pelo bem que sempre fez aos outros. Fonte de virtudes inesgotáveis que a simplicidade pessoal cuidava de irradiar. Pediatra completo. Mestre adorado. Amigo perfeito. Falava o idioma das palavras serenas. Convencia pelos gestos suaves. Liderava pela sabedoria espontânea. Conquistava pela voz do equilíbrio, ouvia com a audição do pleno respeito, argumentava pela via autêntica do afeto.

Reverenciado por todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo, o Professor Azarias lega-nos a imagem radiosa de um humanista verdadeiro, exemplo e referência para todas as gerações de médicos que, como ele, fazem da vida uma profissão de fé nos valores éticos e na força da ciência, postos a serviço da infância e da adolescência do País.
Adeus, Professor Azarias!

Muito obrigado pelo valioso patrimônio existencial e profissional de sua iluminada biografia que tanto enriquece, dignifica e orgulha a pediatria brasileira.

Dioclécio Campos Júnior 
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

SBP Notícias nº 4 publicou matéria, com entrevista com o professor Azarias Andrade de Carvalho: “Um olhar sobre a história. Pioneiro aponta caminhos para o futuro

Professor Azarias ocupou a cadeira de número 13 da Academia Brasileira de Pediatria – Patrono Álvaro Aguiar – até passar à condição de Emérito. Faleceu no dia 17 de maio, aos 90 anos.