carregando...

Bebês de até 6 meses devem se alimentar do leite materno

Arquivo 03/04/2013

Segundo Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno possui tudo que um bebê precisa durante os seus primeiros seis meses de vida. 

31/03/13

O Fantástico pede a atenção mamães, pois tem muito bebê comendo alimentos sólidos antes dos seis meses de idade. Mas será que isso faz bem?

“No cinco meses, eu fui pra pediatra. Quando eu disse que tava dando um mingauzinho, ela disse “é o quê?!? Só que além do mingau, ela já tava comendo outras coisas, um arrozinho de leite, suco de acerola. Falta comer só buchada agora”, disse a mãe de Yasmin, Carla Fernandes.

Uma pesquisa publicada nesta semana na revista da Academia Americana de Pediatria, mostra que nos Estados Unidos 40% das mães dão alimentos sólidos aos bebês antes dos 4 meses de idade.

No Brasil não há dados oficiais, mas a prática também é bastante comum.

Amanda amamentou Sofie por dois meses e logo começou a dar leite de caixinha. Mas a criança vomitava.

Amanda: A médica falou provavelmente é o leite que é muito forte pra ela.  Então eu optei pelo semi-desnatado. Sempre acrescentando a farinha, porque sem a farinha ela não toma.
Mãe: Isso com 2 meses de idade?
Amanda: Com dois meses.
Fantástico: Esse leite que você às vezes dá pra ela acrescentando a farinha?
Amanda: Isso, esse leite. Sempre acrescentando a farinha, porque sem a farinha ela não toma.

Desde os quatro meses, Sofie come bolacha, iogurte e frutas. Mas nada disso é recomendado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os bebês deveriam tomar só o leite materno até os seis meses.

O Fantástico reuniu mães de crianças pequenas pra esclarecer o que pode e não pode na alimentação de bebês de até seis meses.  Com especialistas, o Show da Vida mostrou o que é recomendado para cada idade. Veja no vídeo ao lado.

Mas o que fazer nos casos que não é possível amamentar até os seis meses?

“No meu caso, ele com três meses eu voltei a trabalhar, e o recomendado pela pediatra foi tudo”, disse a mãe de Robson Lucas, Bárbara Pantojo Mengue.

Para os especialistas, essa não é a época pra isso.

“Se você não conseguiu por algum motivo não conseguiu mais ter leite, existem leites específicos para bebês e eles devem der oferecidos para bebês menores de um ano”, disse Fabíola Suano de Souza,  pediatra  da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Os leites formulados especialmente para os bebês são aceitáveis. Assim como sucos e papa de frutas.

Fabíola: 100ml ao dia de suco natural.
Fantástico: A partir de que idade?
Fabíola: Depois dos 4 meses, antes dos 4 meses não.

E em outra mesa, ficam os alimentos com grande quantidade de açúcar, corantes, conservantes.

Fantástico: O biscoito doce pode ser colocado no leite, amassado e dar?

Carolina dos Santos: Então, o biscoito doce ele tem açúcar. Só depois do primeiro ano de vida, dentro de uma alimentação balanceada.

E algumas opções saudáveis, como as frutas, mas com consistência inadequada para crianças de até seis meses.

“A criança não tem o preparo adequado do seu intestino para filtrar os alimentos de uma forma adequada. Pelo contrário, quando estimulado inadequadamente, podem predispor o aparecimento de doenças futuras, é a doença celíaca, são as alergias alimentares, fruto da introdução inadequada do alimento precocemente”, disse Sérgio Sarrubbo, pediatra professor da USP-SP.

Mãe: Eu só dou leite materno, e como que eu faço com sogra, mãe, tia, tio, que me crucifica, acha que eu sou uma mãe desnaturada?
A Sociedade Brasileira de Pediatria segue a recomendação internacional, e é clara:

“Aleitamento materno exclusivo, simples assim aqui esse copinho tem tudo o que um bebê precisa durante os seus primeiros seis meses de vida. Fatores que vão protegê-lo agora e ao longo da vida”, disse Dra. Fabíola.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra