carregando...

Campanha pela doação de leite materno

Arquivo 01/10/2009

  Com o exemplo da atriz Samara Felippo, mãe de Alicia, de três meses, e doadora de leite materno, o Ministério da Saúde lança hoje a campanha, em Brasília. Toda mulher saudável e com excesso de produção pode procurar o banco de leite humano (BLH) mais próximo da sua casa. Dra. Graciete Vieira, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, lembra que o leite doado beneficiará principalmente recém-nascidos prematuros de baixo peso que, exatamente por terem nascido antes do tempo, não têm força para sugar. O leite também é destinado a crianças doentes, com problemas de imunidade ou intolerância alimentar.

O Dia Nacional da Doação de Leite – 01 de outubro – foi instituído em 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do ato. Desde então, a quantidade de mães que contribuem, de crianças beneficiadas e o volume de leite doado tem aumentado a cada ano.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 195 instituições e outros 29 postos de coleta em funcionamento, é considerada a maior do gênero pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil repassa conhecimento na área para 22 países.

>> Clique para ver o folheto da campanha

Amamentação, licença-maternidade e Congresso

O aleitamento materno está entre os temas que serão debatidos no 34º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá de 8 a 12 de outubro, em Brasília. Uma mesa-redonda vai discutir,  em 12 de outubro, segunda-feira, Dia da Criança, os seguintes temas: “Existem técnicas para amamentar”, “Desmame natural ou programado” e “Amamentação: drogas e medicamentos”, com os drs. Graciete Vieira, presidente do Departamento Científico (DC) da área na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Comitê Assessor do Ministério da Saúde (MS), Keiko Teruya, também do DC e do Comitê e Luciano Borges Santiago, vice-presidente do Departamento. A moderação será dos drs. Dias Rego e Sonia Salviano.

Além disso, haverá o Espaço Amamentação, no stand da Sociedade, onde serão respondidas às dúvidas sobre o assunto, com destaque para a lei 11.770/08, de autoria da SBP e da senadora Patrícia Saboya, que amplia para seis meses a licença-maternidade, e cujo incentivo fiscal começará a ser concedido pelo governo federal a partir de 2010. Haverá também  uma exposição com fotos das madrinhas da amamentação, desde 1999, quando a Sociedade lançou a campanha, até hoje, com o trabalho realizado em parceria com o Ministério. Estão programados ainda o lançamento de um vídeo para salas de espera (SBP e MS), e de um Manual “Amamentação e Uso de Drogas” (SBP, MS e Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia/Febrasgo).

Centro de Convenções Ulysses Guimarães                           
SDC – Eixo Monumental – Lote 5 – 70070-350 – Brasília – DF

Especialidade: 20 pontos

Áreas de Atuação:
Neurologia: 1,5 pontos
Medicina do Adolescente: 1,5 ponto
Alergia e Imunologia: 3 pontos
Cardiologia: 2 pontos
Endocrinologia e Metabologia: 1,5 ponto
Gastroenterologia: 1,5 ponto
Infectologia: 3 pontos
Nefrologia: 1,5 ponto
Neonatologia: 2 pontos
Nutrologia: 1,5 ponto
Hematologia e hemoterapia: 1 ponto
Pneumologia: 2 pontos
Reumatologia: 1,5 ponto
Nutrição Parenteral e Enteral: 1,5 ponto
Medicina intensiva: 1,5 ponto

Clique aqui e veja o programa completo