carregando...

Centenário dr. Álvaro Aguiar

Arquivo 17/04/2009

É com saudades, carinho e admiração que nos lembramos do professor Álvaro Aguiar, por ocasião do centenário de seu nascimento. Há dezoito anos, a morte nos privou de seu convívio, mas permaneceu uma marca indelével na sua família e na pediatria brasileira e do Rio de Janeiro. É considerado o maior líder da pediatria brasileira de sua geração.

Formado em medicina na Faculdade de Medicina do RJ, em 1932, dedicou-se desde o inicio à pediatria, e fez sua prática médica em tríplice e complementares dimensões: a assistência à criança, em consultório privado e em instituições públicas. Exerceu também o magistério e a militância na Sociedade Brasileira de Pediatria.

Desde os anos 40 até sua morte, dr. Álvaro participou intensamente da SBP, tendo como objetivo especial transformá-la numa sociedade verdadeiramente nacional, que congregasse os médicos das mais variadas regiões do país. Foi seu presidente por duas vezes e, por vários anos, secretário-geral, sendo agraciado com o título de sócio benemérito. Sob sua influencia, a SBP manteve-se aberta, democrática e criaram-se as bases para a entidade grandiosa, atuante e respeitada que é no Brasil e no exterior. Entre os fatos que marcaram sua gestão, temos a criação dos cursos de Atualização em Pediatria em parceria com a Nestlé, a inauguração da primeira sede da SBP, a criação dos comitês da SBP e a realização da 1ª Conferencia sobre o Ensino da Pediatria no Brasil – evento decisivo para orientar a implantação da moderna pediatria nas escolas médicas do pais. Dr. Álvaro foi também o criador e chairman do XI Distrito da American Academy of Pediatrics e autor de dezenas de trabalhos científicos, publicados em livros, revistas especializadas, apresentados em congressos nacionais e internacionais, especialmente nos campos da infectologia pediátrica e da pediatria social.
Seus legados no campo da medicina social incluem a organização do primeiro calendário de imunizações de rotina na infância e a participação na Comissão Executiva da Fundação Brasileira contra a Paralisia Infantil.

Por quase 30 anos foi professor titular do curso de pós-graduação em Pediatria da PUC, cujo campo de ação era o serviço de Pediatria da Policlínica de Botafogo. Ai praticou e ensinou uma pediatria de base técnica apurada,  ajustada às nossas necessidades e recursos, a pediatria do dia-a-dia, onde nada substitui o exame clínico e o contexto sócio-familiar é sempre levado em consideração. Neste espaço, fizeram sua formação alguns dos pediatras mais atuantes na difusão e produção do conhecimento e da prática clínica infantil.
Até seu último dia de vida demonstrou o mesmo  entusiasmo, generosidade, humildade e capacidade de trabalho. E foi escrevendo a história da Pediatria Brasileira  que nos deixou. Por isto e muito mais se tornou uma inspiração de vida para quem do seu convívio desfrutou: familiares, alunos, colegas de profissão e clientes. Partiu, mas com seu exemplo de vida permanecerá para sempre entre nós.

Família Álvaro Aguiar e Academia Brasileira de Pediatria (ABP)

Dia 28 de abril, às 19h30m, a família e amigos do dr. Álvaro estarão reunidos na capela da Paróquia da Ressurreição, à Rua Francisco Otaviano nº 99, Copacabana, Rio de Janeiro, celebrando sua memória.