carregando...

Comissão Mista de Especialidades garante Área de Atuação em Alergia e Imunologia Pediátrica

Arquivo 06/12/2010

A Comissão Mista de Especialidades (CME) confirmou a criação da Área de Atuação em Alergia e Imunologia Pediátrica. A decisão, já tomada anteriormente e reiterada no último dia 19, é “muito importante para a assistência às crianças e adolescentes e fortalece a posição da SBP, que vem trabalhando há alguns anos para a implantação da área de atuação”, comenta o presidente da entidade, dr. Eduardo Vaz. “Trata-se de uma definição histórica. É uma vitória da criança, que tem o direito de ser atendida pelo especialista em alergia e imunologia e em pediatria, dos pais – que terão a opção de escolha do profissional adequado –, e dos pediatras brasileiros, que poderão se titular em sua área”, salienta o presidente do Departamento Científico de Alergia e Imunologia (DC) da Sociedade, dr. Pérsio Roxo Júnior.

Alergista e coordenador dos Departamentos da SBP, dr. Dennis Burns assinala que foi “garantida a integridade da pediatria” e que “é muito importante que em nenhuma das áreas de atuação voltadas para o atendimento da infância e adolescência o profissional jamais perde sua habilidade básica, de cuidar do ser humano em crescimento e desenvolvimento”. Diretora de Qualificação e Certificação Profissional da Sociedade, dra. Maria Marluce Vilela também reforça o fato da atividade pediátrica não ter se fragmentado, ao contrário, “estamos ampliando, consolidando, aprofundando conhecimentos com as áreas de atuação”.

O fato da Comissão ter mantido sua decisão anterior é uma “manifestação  muito clara de que as entidades médicas brasileiras em geral estão evoluindo no sentido de reconhecer, cada vez mais, que a criança e o adolescente têm direito de, em situação de demanda médica, serem assistidos pelo profissional diferenciado neste ramo da medicina, especializado no cuidado do ser humano no ciclo vital marcado pelo crescimento e pelo desenvolvimento”, ressalta o dr. Dioclécio Campos Jr.. Lembrando que a Alergia e Imunologia “abrange conhecimentos de autoimunidade, imunização, doenças crônicas inflamatórias”, dra. Maria Marluce acrescenta: “um lactente que tenha chiado no peito, por exemplo, só pode ser bem avaliado por um pediatra bem formado”. A diretora vê a decisão da CME como prova de “maturidade”, que reforça institucionalmente a AMB e a SBP – uma entidade que, em seus 100 anos, sempre teve suas propostas voltadas para os interesses da criança, do pediatra e da sociedade. Dr. Dioclécio completa: “até pouco mais de um século a criança no Brasil ainda era vista como um adulto pequeno”, portanto, a posição faz parte da “evolução da medicina”.

O DC da SBP está “muito satisfeito de ter participado desse processo e extremamente empenhado em contribuir para o aperfeiçoamento da formação do pediatra especialista”, diz o dr. Pérsio Roxo, informando que a primeira prova para o Certificado será realizada durante o Curso Itinerante de Alergia e Imunologia da SBP, que será realizado dias 8 e 9 de abril, em Salvador.  A Comissão Mista de Especialidades é integrada por representantes da AMB, do CFM, Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Associação Nacional dos Médicos Residentes e Comissão Nacional de Residência Médica, sendo assim uma instância superior do movimento médico associativo. Leia, a seguir, o documento recebido pela SBP:

Prezado Senhor,

           Em atenção à sua correspondência, protocolada neste Conselho Federal sob o nº 8129/2010 e apreciado na reunião da CME em 19/11/2010, foi decidido que, conforme deliberado pela CME anteriormente, a área de atuação em alergia e imunologia pediátrica permanece. O concurso deve ser efetuado e o edital será deliberado pela AMB.

          Sem mais, receba nossos cordiais cumprimentos.

Atenciosamente,

CARLOS VITAL TAVARES CORRÊA LIMA 
Vice-Presidente
Coordenador do Deptº de Comissões e Câmaras Técnicas

Deptº de Comissões e Câmaras Técnicas
Tel: (61) 3445-5957/5917/5988/5974
Fax: (61) 3346-0231