carregando...

Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria será em abril. Programe-se!

Arquivo 08/02/2012

 O 12º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria será realizado de 28 a 30 de abril de 2012, em São Paulo. Segundo a presidente, dra. Magda Carneiro-Sampaio, o evento terá como temas centrais as alergias alimentares, as respiratórias no lactente e os diagnósticos precoces das imunodeficiências primárias.

Dentre os palestrantes estrangeiros, virão dos Estados Unidos os professores David Tinkelman, Fernando Martinez, Jennifer Puck, Mariana Castells, Sergio D. Rosenzweig, Scott Sicherer e o brasileiro João Bosco de Oliveira, atualmente no National Institutes of Health, onde desenvolve pesquisas sobre imunologia molecular. Da Alemanha, virá o dr. Ulrich Wahn, diretor do Departamento de Pediatria e Imunologia da Charité – Universidade de Medicina de Berlin; da Argentina, o dr. Matias Oleastro e de Portugal, os drs. José Manuel Lopes dos Santos, da Universidade do Porto, especialista em imunoterapia; Natália G. Ferreira, que estuda a  educação do paciente asmático e de sua família como estratégia para a melhoria da doença e José Gonçalo Marques, da Universidade de Lisboa, encarregado do atendimento de imunodeficientes.

“O programa científico contemplará tanto os iniciantes como os colegas com longa experiência na área”, salienta a dra. Magda, informando que estão sendo preparadas mesas com abordagem para os especialistas e outras direcionadas aos pediatras em geral, envolvidos no atendimento de crianças e adolescentes alérgicos e com maior susceptibilidade a infecções. “Vários dos tópicos a serem discutidos também são do interesse de pneumologistas, de gastroenterologistas e de neonatologistas”, acrescenta. Os “bons temas livres” também serão destacados, com “espaço nas sessões para sua apresentação e discussão”, completa. Para o dia 27 estão sendo preparados ainda alguns cursos pré-congresso, que serão ministrados no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O dr. Pérsio Roxo Júnior, presidente do Departamento Científico de Alergia e Imunologia da SBP, lembra que também no dia 27de abril será realizado o concurso para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Alergia e Imunologia Pediátrica, com inscrições abertas até 09 de março e edital disponível no portal da Sociedade.

O 12º Congresso vai homenagear o dr. Charles Naspitz, “criador da área de alergia e imunologia na pediatria”, define a dra.Magda, e também os 100 anos da FMUSP. Está sendo organizado pela SBP e pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e outras informações podem ser obtidas pelo http://www.alergoped2012.com.br.