carregando...

Coral, teatro e exposição na 7ª Primavera dos Museus

Arquivo 18/09/2013

Crianças do coral e do teatro com o acadêmico Dias Rego e a diretora Marília Martins, na última Semana Mundial da Amamentação, no Rio de Janeiro

O Memorial da Pediatria Brasileira Lincoln Freire estará presente na 7ª Primavera dos Museus, de 23 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro, juntamente com o coral e o grupo de teatro organizados pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP). O convite foi feito pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). “Achamos que a melhor maneira de participar seria com arte, crianças e adolescentes”, diz o coordenador da Comissão responsável pelo museu na ABP, dr. Julio Dickstein. Além disso, a exposição sobre a história da pediatria estará aberta ao público.

O tema do evento deste ano é “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”. Assim, o Coral, coordenado pelo acadêmico Dias Rego, irá apresentar, sob a batuta da maestrina Alice Ramos Sena, canções relacionadas à identidade da cultura afro-brasileira, como Terra Seca, de Ary Barroso; Chorinho, de Maria Meron; Tributo a Martin Luther King, de Simonal; além de músicas folclóricas com influência africana.

No programa do grupo de teatro, que é coordenado pelo acadêmico Reinaldo Menezes e dirigido por Marília Martins, estão as peças “Villa-Lobos Menino”, que se baseia nos primeiros anos de vida do maestro e na descoberta de sua paixão pela música, e também “Vida em Movimento” – gestos e expressões criados pelas próprias crianças, a partir do tema “Transformações”, com homenagem à cultura afro-brasileira. A trilha sonora é de Leo Tucherman.

O grupo de teatro e o coral são integrados por crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares e sediados no Memorial, no Cosme Velho, Rio de Janeiro. A Primavera dos Museus ocorre desde 2007 em diversos espaços do País e integra a agenda anual do IBRAM. Confira abaixo os detalhes do programa:

23/09/2013 a 25/09/2013 – Exposição sobre a história da pediatria no Brasil
09h às 16h – Memorial da Pediatria Brasileira Lincoln Freire
Endereço: Rua Cosme Velho, 561 – Cosme Velho, Rio de Janeiro.

23/09/2013 – Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira
18h30: Villa-Lobos Menino; 19h10 – Vida em Movimento
Endereço: Clube Hebraica, Rua das Laranjeiras, 346, Rio de Janeiro

25/09/2013 – Coral da Pediatria Brasileira
18h30: Canções relacionadas à identidade da cultura afro-brasileira
Endereço: Clube Hebraica, Rua das Laranjeiras, 346, Rio de Janeiro


Consultório antigo, parte da exposição do Memorial da Pediatria