carregando...

Curitiba recebe 21º Congresso Brasileiro de Perinatologia

Arquivo 01/10/2012

 

Com professores do Brasil e outros 12 que virão do exterior, o 21º Congresso Brasileiro de Perinatologia ocorrerá de 14 a 17 de novembro, em Curitiba (PR). Dentre as novidades, o Dia do Prematuro, 17 de novembro, comemorado mundialmente, será marcado com a divulgação de um documento ao Ministério Público Federal, “com o parecer da SBP sobre a prevenção da prematuridade e a necessidade de mais recursos para o melhor atendimento dessas crianças”, adianta a presidente do evento, dra. Gislayne Souza de Nieto.

Serão quatro dias com uma programação ampla, na qual as descobertas científicas mais recentes da área serão abordadas, com “grande espaço para  perguntas”, salienta o presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dr. Renato Procianoy, destacando também a importância de cursos como o de Reanimação Neonatal, Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco e Seguimento Ambulatorial, no dia 14. Também na quarta-feira têm início a “Reunião Multidisciplinar”, destinada ao debate com enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas, e que será aberta com a mesa- redonda sobre “Estratégias para aumentar a prevalência de aleitamento materno no prematuro”.

Sucesso na edição anterior, permanece na pauta o Clube do Pulmão em Neonatologia – no qual um estudioso da área fará uma conferência sobre suas pesquisas, experiência e trajetória. Além disso, foram recebidos 630 Temas livres, dos quais 94% preencheram os quesitos para publicação nos Anais do Congresso. Os 36 trabalhos da área médica e os 16 da área multidisciplinar que receberam maior pontuação foram indicados para concorrer ao Prêmio Nicola Albano e serão apresentados na forma oral, com tempo de apresentação e discussão de 15 minutos. Os demais foram classificados para Pôster Comentado e receberão a visita de um profissional experiente, com tempo de apresentação e discussão de 10 minutos. Acesse http://www.perinato2012.com.br, saiba mais e participe!