carregando...

Currículo básico global da pediatria, Declaração de Florida e Congresso Brasileiro de Pediatria

Arquivo 14/06/2013

O currículo básico unificado da pediatria mundial é o tema da conferência do secretário executivo do Global Pediatric Education Consortium (GPEC) Hazen Ham, durante o 36° Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá em Curitiba, de 9 a 12 de outubro. Em seguida, haverá uma mesa-redonda com os presidentes das Associações de Pediatria do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Brasil, na qual estará em pauta o ensino da especialidade, particularmente no Cone Sul.  A informação é do dr.. Eduardo Vaz, que aproveita para convidar a todos: “A luta pela implantação do Programa de Residência Médica em Pediatria de três anos será intensificada no próximo período”, assinala

A SBP tem participado ativamente de articulação internacional que visa o aprimoramento do ensino da pediatria.  Em abril, drs. Eduardo Vaz e Dioclécio Campos Jr., representante da Sociedade  no GPEC, participaram de reunião em Florida,  no Uruguai. Entre as decisões, está a formação de um Fórum de Pediatria do Cone Sul, bem como a criação de um Comitê sobre o Exercício Profissional e de outro dedicado à Educação Pediátrica. Serão integrados por representantes de cada sociedade e a primeira reunião já está marcada para Curitiba.

“A ideia é criarmos experiências piloto de implantação do novo currículo mundial unificado em cada um dos países. Aqui no Brasil vamos começar por duas universidades que ainda estão sendo escolhidas. Uma das estratégias será promover um amplo intercâmbio entre residentes e preceptores das diversas instituições piloto. Será uma experiência muito rica. Aprovamos também a progressiva unificação do sistema de certificação e recertificação dos pediatras do Cone Sul”, adianta o dr. Dioclécio, acrescentando que  as propostas do Uruguai foram referendadas também pelo GPEC, na reunião de maio, na Carolina do Norte (EUA). “O Consórcio está investindo prioritariamente nas iniciativas da SBP e demais entidades do Cone Sul. Está pronto a nos apoiar”, salienta. O GPEC é uma  aliança que  reúne  mais de 30 associações nacionais.

Leia aqui a Declaração de Florida na íntegra

Dirigentes do Cone Sul em San Pedro de Timote, Florida, no Uruguai.