carregando...

Dengue revela crise sanitária

Arquivo 03/04/2008

A SBP, a Soperj e demais sociedades de pediatria dos estados e do Distrito Federal alertam para as causas reais da crise sanitária revelada pelo mosquito. As entidades da pediatria estão colaborando com a discussão dos conteúdos para capacitação pediátrica referente à doença, com protocolos para diagnóstico, tratamento e prevenção da dengue. Alertam também que “as filas nos hospitais, as mortes de crianças, infelizmente, já eram anunciadas, e são conseqüência direta do mau tratamento que a assistência à população pediátrica tem recebido pelas autoridades nas últimas décadas”, assinala o dr. Dioclécio Campos Jr.

“A pediatria e os vetores do atraso” (Dioclécio Campos Júnior, portal SBP, 14/04/08)

“Importação (exportação) de pediatras” (Mauro Bohrer, Zero Hora, 10/04/08).

“A controvérsia viaja para o Rio” (Zero Hora, 9/04/08).

“A pediatria em tempos de dengue” (Dioclécio Campos Jr., Portal da SBP em 04/04/08 e Globo OnLine em 07/04/2008)

“O papel do pediatra na dengue” (Consuelo Oliveira, do Departamento de Infectologia da SBP e presidente da Sociedade Paraense de Pediatria, 04/03/08).

“Dengue: Sociedade de Pediatria diz que estado tem sete mil pediatras e problema não é quantitativo”. (GloboOnLine, 03/04/08)

“Lembraram-se do pediatra” (Fernando Barreiro, presidente da Sociedade Baiana de Pediatria, Correio da Bahia, 03/04/08).

“A dengue que mata” (Eduardo Vaz, vice-presidente da SBP, Léa Brandão, Daniel Jorge de Castro Braga, Tatiana Magalhães). O Globo, Cartas dos Leitores, 02/04/08)

Fátima Coutinho, presidente da Sociedade de Pedriatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), em nome da SBP (Bom Dia Brasil, 02/04/08);

“Qualidade, informação e integração entre os responsáveis” (Portal da SBP, 31/03/08);

Nota técnica. Situação epidemiológica da dengue (Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. 28 de março de 2008)

“Atenção especial com a dengue nas crianças!” (SBP Notícias, 12 de março. Entrevista com Consuelo Oliveira, do Departamento de Infectologia da SBP e presidente da Sociedade Paraense de Pediatria).

Dengue: Diagnóstico e manejo clínico. Adulto e criança”. (Manual do Ministério da Saúde, 2007)