carregando...

Dira Paes recebe homenagem em Belém do Pará

Arquivo 07/08/2008

Ao lado do pai, seu Edir, da mãe, dona Flor, de vários irmãos, Dira Paes e seu filho Inácio participaram, dia 06 de agosto, em Belém, do que a atriz definiu como “uma festa lindíssima e muito carinhosa”. Coordenado pela dra. Rosa Marques, presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), o evento marcou a homenagem à conterrânea, madrinha da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) no Brasil em 2008: “Dira, o Pará se orgulha da artista filha desta terra e agora da mãe com compromisso social”. Celebrando 17 anos da SMAM e a 10ª campanha da madrinha no Brasil, estiveram reunidos cerca de 160 mães, pediatras, profissionais da saúde e amigos. “Estou muito feliz e fiz questão de vir. Temos que divulgar as coisas boas do nosso estado”, disse Dira Paes, lembrando os altos índices de amamentação. “Queremos que mais e mais mães sigam esse exemplo”’, frisou.

O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Dioclécio Campos Jr., entregou à Dira Paes uma placa, em nome também da filiada do Pará e do Ministério da Saúde, parceiro na campanha nacional. Destacando o papel da madrinha, assinalou a importância da presença de toda a família e o compromisso das lideranças da pediatria paraense com a causa do aleitamento materno e com as demais, voltadas à promoção da saúde das crianças e ao bem comum.

Coube às dras. Consuelo da Silva Oliveira, presidente da Sopape, e Ana Cristina Guzzo, da Secretaria estadual de Saúde, a homenagem à dona Flor, avó de Inácio e presente com muita força na campanha desse ano, que destaca a importância do apoio à amamentação. Entre os homenageados, drs. Fátima Amador, Laura Rossetti, Hélio Franco e Luciana Mota Pereira Piotto Leonardi, a Tenente Sílvia, do projeto “Bombeiros da Vida”, Eunice Begot, da Associação dos Amigos da Amamentação (AMAMEN) e mães como Lucimar Fernandes de Oliveira, que amamentou seus 15 filhos. Dira Paes recebeu ainda, entregue por Dione Cunha e para o filho Inácio, um brinquedo artenasal fabricado em Abaetetuba, sua terra natal.

Em Belém, também foi exibido o filme produzido pela SBP com a VideoCiência e dirigido pelo jornalista Sergio Brandão. Várias emissoras estão realizando a veiculação gratuita. Cartazes elaborados pelo Ministério e pela Sociedade foram distribuídos a hospitais, postos de saúde, assim como folhetos para as mães. Com presença marcante da madrinha, de seu exemplo, a campanha de 2008 demonstra sua consolidação ao chegar ao “porta-voz maior do País, o presidente da República, que recomendou a amamentação, e ofereceu seu exemplo como pai”, observou o dr. Dioclécio. Em todo o País, inúmeros eventos foram realizados pelas entidades que promovem o aleitamento materno.

Saiba também sobre a abertura da campanha, no Rio de Janeiro.