carregando...

Domingo é dia de prevenção de acidentes em Vitória!

Arquivo 22/03/2013

No próximo domingo, dia 24, de 8 às 12h, na Praia de Camburi, em Vitória, pediatras e estudantes distribuirão folhetos educativos sobre a prevenção de acidentes na infância e adolescência, particularmente para a realização de práticas esportivas. Organizadas pela Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe), em parceria com a Liga de Pediatra da Universidade Federal (Liped – UFES), as atividades contarão com a presença de palhaços, decoração com balões, música infantil.

“Vamos conversar com as famílias, com os praticantes de esportes. Nossa ideia é orientar sobre a proteção para o ciclismo, skate, patins, sobre a prevenção de acidentes em geral, na faixa etária da infância e adolescência”, informa a dra. Ana Daniela Sadovsky, presidente da filiada e professora responsável pela coordenação da Liga. “É um movimento de educação para proteção da integridade física e mental da criança, incentivando a participação da família em atividades esportivas e alertando para a segurança. Queremos sensibilizar, pelo diálogo, pela educação em saúde”, salienta.

Alertas da Soespe para a prática esportiva com segurança:

. O uso do capacete no tamanho adequado previne até 95% dos traumatismos cranianos. Também são muito importantes as cotoveleiras, joelheiras e protetores de pulso.
. Verifique se os equipamentos têm o selo do Inmetro.
. A brincadeira deve ocorrer em locais seguros, como parques, ciclovias e praças.
. Ao praticar esportes, é importante manter a criança longe do fluxo de carros, de piscinas e sacadas.
. Para andar de bicicleta e de skate, as crianças devem sempre usar sapatos fechados e evitar cadarços folgados ou soltos.
. O controle da velocidade é muito importante!

A prevenção de acidentes e uma vida com saúde e segurança são direitos da criança e do adolescente.

Clique aqui para ver o folheto preparado pela Soespe e pela Liped.