carregando...

Educação Continuada em Genética Médica

Arquivo 01/10/2013

A partir do dia 14 de outubro de 2013, os associados da SBP poderão acessar, no site da Sociedade e na plataforma web www.datagenno.com, a primeira aula do programa de Educação Continuada em Genética Médica, desenvolvida pela Datagenno Interactive Research, com o apoio da SBP. O programa será dividido em sete módulos a serem disponibilizados semestralmente com os seguintes temas: Doenças Lisossomiais, Amonoacidopatias EIM, Acidemias Orgânicas, Doenças do Ciclo da Ureia, Metabolismo do Carboidrato, Doença de Oxidação dos Ácidos Graxos e Doença Mitocondrial.

Doenças Lisossomiais, o primeiro módulo, destacará importantes síndromes, consideradas “doenças raras” como as Mucopolissacaridoses (MPS) em todas as suas formas e as doenças de Gaucher, Niemann-Pick e Fabry, caracterizadas como doenças de depósito.

“Na genética clínica nos deparamos com um número enorme de sinais e sintomas e a ferramenta da Datagenno, já disponibilizada pela SBP aos associados, pode ajudar efetivamente o pediatra no seu dia a dia, favorecendo a formulação de hipóteses diagnósticas e contribuindo para o encaminhamento adequado dos pacientes”.

Dra. Maria Terezinha de Oliveira Cardoso
Presidente do Dept. Genética Clinica da SBP

Serão aulas com enfoque nos principais sinais e sintomas, investigação, diagnóstico diferencial e opções de tratamento disponíveis. Serão disponibilizados ilustrações, glossário e referências bibliográficas, assegurando aos participantes bases adequadas para decisões sobre como melhor promover a saúde e conduzir o tratamento e/ou encaminhamento de seus pacientes. Estudantes e Residentes poderão fazer um teste de avaliação e obter pontos para o Programa de Especialização em Pediatria – PEPE.

Realizado pela Datagenno e seu corpo científico e com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, a iniciativa teve o patrocínio das empresas Shire Brasil Ltda, Actelion Pharmaceutical do Brasil Ltda e a CMW Saude e Tecnologia Ltda.