carregando...

Eleições para a diretoria da SBP

Arquivo 05/04/2013

Segurança e auditoria

Caros colegas,

Alguns eleitores receberam, por lamentável equívoco da empresa contratada para o processo eleitoral eletrônico, correspondência de teste (um único documento, com informações fictícias sobre senha provisória e, portanto, também nome que não era o seu).

Informo que pedi providências imediatasA empresa assumiu o erro, enviou mensagem explicativa aos eleitores e está gerando nova correspondência – agora correta, com as instruções para a votação, que incluem orientações para a troca da senha provisória pela definitiva.

Acrescento que todo o sistema/processo está sendo auditado pela empresa Security Labs, que me enviou laudo no qual, sobre o incidente, declara que o teste é normal e aconselhável, mas que, evidentemente, não deveria ter sido realizado – e o foi por engano – com eleitores da SBP, gerando confusão.

A Security  Labs acrescenta que não houve, no entanto,  risco ao sistema, até mesmo porque o arquivo errôneo encaminhado não tem as informações cadastrais dos eleitores da SBP. Para a geração das senhas temporárias, a OAKs utiliza uma rotina criptográfica que só pode ser realizada na presença da equipe de auditores,processo que ainda não tinha ocorrido.

A geração do arquivo de senhas temporárias para envio correto, por carta devidamente auditada, envelopes homologados, e por email, está ocorrendo agora, até esta sexta-feira, 05 de abril.  Em breve, chegará aos eleitores. Receberei novo laudo técnico.

Estamos, na Comissão Eleitoral, atentos e vigilantes.  Aproveito para agradecer aos que nos enviaram informações sobre os problemas ocorridos, bem como a compreensão de todos.  Sendo esta nossa primeira experiência de eleições pela Internet, é muito importante a participação ativa de todos, para os aprimoramentos que se fizerem necessários. Finalizo pedindo sinceras desculpas pelo transtorno gerado pelo incidente e afirmando que a segurança do processo está garantida.                                                                                                                                                                                                   

Atenciosamente,

Valmin Ramos
Presidente da Comissão Eleitoral da SBP