carregando...

Encontro Nacional de Aleitamento Materno

Arquivo 20/05/2008

A participação dos pediatras no incentivo ao aleitamento materno no Pará vem de longa data. Já são 15 anos de convergência das ações da SPP, das Secretarias de Saúde do estado e do município, do Unicef e da Santa Casa de Misericórdia que, unindo forças, criaram o Programa de Incentivo, Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno (Proame) – um serviço de atendimento ambulatorial com atuação multidisciplinar, que acompanha a criança e a mãe desde o nascimento e até os seis meses. “O que mais temos para comemorar é o aumento da prevalência do aleitamento materno exclusivo aos seis meses, que em 1995 era de 3,8%, em 1999 avançou para 19.6% e em 2006 para quase 54%”, ressalta a dra. Rosa Marques, presidente do Comitê de Aleitamento Materno da SPP, cujos integrantes – também as dras. Fátima Amador e Áurea Nunes –, assim como a dra. Consuelo, estão envolvidos com a organização do ENAM.

De acordo com a presidente do evento, a nutricionista Eunice Begot, que é a representante da IBFAN em Belém, “receber o ENAM é uma oportunidade ímpar de trazer pessoas e iniciativas de outros lugares para dialogar sobre experiências positivas”. O X Encontro é uma realização da Rede IBFAN Brasil, com apoio de entidades como a SPP, Unicef, OPAS, Unesco, Ministério da Saúde e Governo do Pará. A SBP vai reunir seu Departamento Científico durante o evento, para proporcionar a participação de seus integrantes.
O projeto de lei que amplia a licença-maternidade para seis meses foi proposto pela SBP, endossado pela OAB e apresentado pela senadora Patrícia Saboya. Aprovado pelo Senado, tramita na Câmara dos Deputados. Saiba mais.

Acesse a página do ENAM (http://www.enam.org.br) e participe!