carregando...

Estréia o Coral

Arquivo 22/10/2007

Estreou com sucesso o Coral da Pediatria Brasileira. A apresentação reuniu familiares das crianças, médicos e amigos, no Memorial da Pediatria Brasileira, no Rio de Janeiro, domingo, dia 21 de outubro. Introduzindo a música “Mamãe eu quero” (de Jararaca e V. Paiva) – sucesso de Carmen Miranda gravado nos anos 30 –, o acadêmico José Dias Rego, ali também mestre de cerimônia, lembrou a aprovação da licença-maternidade de seis meses no Senado, “uma grande alegria”, vitória da SBP e da “força da senadora Patrícia Saboya”, disse, acrescentando que “em breve será uma lei nacional”. Como a letra fala em chupeta e mamadeira, e “ambos podem atrapalhar a amamentação”, essas palavras foram substituídas por ‘hum-hum’ e ‘sinais com os dedos na boca’”, anunciou.

Iniciativa da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), o Coral é integrado 30 por alunos de escolas públicas e particulares, com idades entre 7 e 13 anos. A regência é da maestrina Alice Ramos Sena e foram apresentadas músicas do folclore brasileiro, de compositores populares (como ‘Gente Humilde’, de Garoto, Chico Buarque e Vinicius de Moraes e ‘As pastorinhas’, de Braguinha’) e eruditas, como a “Ave Maria” de Gounod, também em conjunto com o Coral Tijucanto, de adultos.< As crianças entraram em cena cantando a música caribenha “Jeani mamma”. Palmas, coreografias variadas e a entrega de flores aos pais, à maestrina, e demais homenageados, entre os quais a funcionária da ABP, Ednalva Machado, emocionaram o público, que lotou o auditório. Algumas das músicas contaram com a participação de solistas, como Isabela Benevenuto Alcântara de Oliveira, na flauta, e Pedro Gabriel Ferreira Faria, no teclado, ambos do Colégio de Aplicação da UFRJ.

 

Na segunda parte do programa, o Coral Tijucanto apresentou canções como “Esperando na janela”, conhecida pela trilha do filme “Eu, tu, eles” e “Rancho da Goiabada”, de João Bosco e Aldir Blanc. A menina Nathália Lima, de nove anos, foi solista de “Minha Flor”, de autoria da maestrina Alice Ramos Sena. Os acadêmicos Edward Tonelli (presidente da ABP), Reinaldo Martins, Julio Dickstein e Jairo Valle também estavam presentes na primeira audição do Coral, que foi viabilizado pelo patrocínio da Nestlé Nutrition, obtido pelo presidente da SBP, dr. Dioclécio Campos Jr.. Entre os pediatras, compareceram as dras. Marilene Crispino e Rachel Niskier, da diretoria da Sociedade e o dr. Mario Marques, ex-diretor.