carregando...

Pesquisa mostra o sucesso do Congresso de Alergia e Imunologia

Arquivo 29/04/2010

“Um importante espaço para novas lideranças da área, de diversos centros do País. Uma forte demonstração da dimensão assumida pela SBP – uma entidade capaz de responder à altura os desafios colocados para a profissão, nos diferentes campos”. Esta é a avaliação do dr. Dioclécio Campos Jr. sobre o Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria, realizado pela SBP e pela Sociedade Mineira de Pediatria, em abril, em Belo Horizonte.

O presidente comemora o resultado da pesquisa feita durante o evento e que acaba de ser consolidado: “94% dos cerca de 900 participantes, número acima do estimado, consideraram o Congresso excelente ou bom; 76% são totalmente favoráveis à titulação na área de atuação em alergia e imunologia pediátrica – uma importante luta da SBP!”.  Outra questão destacada é a “afinidade entre esta posição da entidade e o pensamento de uma das mais expressivas lideranças da área, o dr. Charles Naspitz, que fez a palestra de abertura e conclamou todos ao “fortalecimento da área, e à superação de um enorme problema, que é a falta de pesquisas sobre a eficácia e a segurança dos medicamentos usados em pediatria, hoje muitas vezes utilizados sem conhecimento científico sobre o efeito destas drogas no organismo em crescimento e desenvolvimento”. Muitos estudos são “feitos em adultos, com a recomendação de uso em dosagens menores em crianças, como se criança fosse miniatura de adulto”, explicou, para ressaltar a preocupação com o risco farmacológico.

Dr. Dioclécio também informou que o Congresso foi realizado com grande apoio dos pediatras, mas lamentavelmente, pela primeira vez, “tivemos de enfrentar a mesquinha tentativa de desconstrução do evento, feita por alguns membros da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), que trabalharam para dissuadir professores de sua participação no Congresso. Isto depois de já terem entrado na Justiça, fazendo de tudo para impedir a realização do concurso para certificação na área de atuação”, realizado pela SBP e pela Associação Médica Brasileira. Por tudo isto, “o Departamento Científico da Sociedade – presidido pelo dr. Wellington Borges e com a contribuição fundamental do dr. Dennis Burns -, o presidente do evento, dr. Wilson Rocha Filho, e todos os organizadores e participantes  estão de parabéns! Esta luta em favor da saúde de crianças e adolescentes continua na próxima gestão, pois é um anseio da pediatria, como foi demonstrado”, concluiu.

Veja a seguir os dados da Pesquisa: