carregando...

Por piscinas mais seguras em Roraima!

Arquivo 25/06/2014

crianças na piscinaLembrando a importância da prevenção, pois “afogamento não ocorre por acaso”, a Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) enviou correspondência a escolas, clubes e parques aquáticos do estado, reforçando a campanha “Piscina + Segura” lançada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e que conta com apoio da SBP. “Discutimos o assunto em nossa reunião e também contatamos um vereador da capital, que se dispôs a adequar o projeto de lei federal, de maneira a também apresentá-lo ao município”, informa a presidente da filiada, Adelma Alves de Figueirêdo.

Parabenizando a SRP pela iniciativa, a presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP, Marislaine Lumena de Mendonça, reforça o convite para que todos assinem a petição por mais segurança nas piscinas, no site da Sobrasa (http://www.sobrasa.org/piscinamaissegura/). De acordo com o PL apoiado pela campanha, várias medidas devem ser tomadas, como a colocação de cercas com portas de travamento automático ao redor da piscina e o uso de ralos que evitem succção de cabelos e outras partes do corpo.

Segundo dados da Sobrasa, as piscinas são responsáveis por 53% dos óbitos por afogamento entre crianças de 1 a 9 anos de idade. Dra. Adelma tem discutido o assunto, alertando a população do estado para os riscos e cuidados que devem ser tomados. “Se contribuirmos para salvar uma vida já está ótimo”, diz.

Leia aqui a carta da SRP