carregando...

Posse e empenho na valorização da profissão em Pernambuco

Arquivo 25/05/2010
Dr. Eduardo com dras. Lúcia Trajano (à esq.) e Jucille Meneses

Com a presença do presidente da SBP, dr. Eduardo Vaz, tomou posse no dia 18 de maio, em Recife, a nova diretoria da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), presidida agora pela dra. Jucille do Amaral Meneses.  “Vamos trabalhar para um maior engajamento dos pernambucanos no movimento nacional de valorização da profissão. O tema terá espaço em todos os nossos eventos”, salientou, acrescentando a necessidade de união entre os pediatras do nordeste. Sempre em conjunto com a SBP, “vamos trabalhar para que a criança seja atendida pelo pediatra no Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASF)”, disse.

Para uma “atualização científica constante”, dra. Jucille assinala as parcerias – “a Secretária Estadual de Saúde já nos pediu 400 vagas de capacitação em Suporte Básico de Vida (BLS) e 150 para o PALs”, informa – e reforça o “Café com especialista”, realizado mensalmente pela entidade. Também anuncia um treinamento em oftalmologia a ser oferecido aos associados sem custo e que vai incluir a capacitação para o exame do reflexo vermelho. “Já temos o apoio. Falta definir a data”, adianta. A diretoria empossada vai trabalhar também com os residentes. “Além de cursos específicos, queremos fazem um fórum no segundo semestre e aproximá-los mais da Sopepe”. Em 2010, houve um aumento de 80% nas inscrições para o Título de Especialista em Pediatria 2010. No aleitamento materno, que voltará a ser coordenado pela dra. Lúcia Trajano, presidente da entidade que se despediu do cargo, dra. Jucille destaca o incentivo às empresas para a adesão à licença-maternidade 6 meses”.

Na solenidade, dra. Lúcia lançou o livro sobre os 70 anos da Sopepe, que dá “continuidade aos registros no anterior, sobre os 60 anos. “Importante manter viva a memória e os nossos compromissos”, assinalou. Na solenidade, foram homenageados “profissionais que, com suas histórias de vida, muito contribuem para uma medicina que associa ensino, pesquisa, educação, para a saúde, prevenção e boa assistência à população infanto-juvenil”, explicou. Dra. Vera Morais agradeceu, em nome de todos. Também foram comemorados os 100 anos da SBP e os 50 anos do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP)

A nova diretoria é integrada pelos drs. Maria Lucineide Porto Amorim (1ª vice-presidente); Adriana Azoubel Antunes (2ª vice-presidente); dra. Paula Teixeira Lyra Marques (1ª secretária); dra. Analíria Moraes Pimentel (2ª secretária); dr. Fernando José Fernandes Walter (1º tesoureiro) e dra. Carla de Albuquerque Araújo (2ª tesoureira), além da dra. Jucille, presidente.