carregando...

Posse na Academia

Arquivo 07/10/2008

A abertura indiscriminada de escolas médicas, a qualidade da formação do pediatra, a saúde ambiental e a preservação e crescimento do Memorial da Pediatria Brasileira são os grandes temas definidos como prioritários pelo dr. Fernando Nóbrega, que tomou posse no dia 06 de outubro, na presidência da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), juntamente com o secretário reeleito, dr. Dias Rego. Na cerimônia, presidida pelo dr. Edward Tonelli, presidente da ABP no biênio 2006/2008, também foram empossados os novos acadêmicos, escolhidos na Assembléia de Salvador (BA) – os drs. Renato S. Procianoy e João de M. Regis Filho, que agora são titulares das cadeiras de número 11 (Patrono Prof. César Pernetta ) e número 26 (Patrona Profa. Maria Helena de Moura Leite), respectivamente.

Presentes na solenidade, o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Dioclécio Campos Jr., e representantes do Conselho Superior, entre os quais os vice-presidentes, drs. Fabio Ancona e Eduardo Vaz, o secretário-geral, dr. Edson Liberal, o coordenador de congressos, dr. Luiz Anderson Lopes, diretores dos Departamentos Científicos como as dras. Isabel Madeira e Leda Amar, além do presidente eleito da Associação Internacional de Pediatria (IPA), dr. Sergio Cabral, de familiares dos acadêmicos.

Apresentado pelo “padrinho” Júlio Dickstein, dr. Procianoy lembrou a importância dos mestres, a começar pelo patrono da cadeira que assume, “muito conhecido pelas suas publicações e pelo soro por ele idealizado para hidratação oral, conhecido como “soro Pernetta”. Seu antecessor foi o dr. Eduardo de Almeida Rego Filho, nefrologista pediátrico e professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Gaúcho e neonatologista, dr. Procianoy salientou o estímulo das diretorias da SBP, da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, dos colegas do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, do Departamento de Pediatria da Universidade Federal e dos companheiros do Conselho Editorial do Jornal de Pediatria, drs. Jefferson Piva e Pedro Celiny, dentre muitas referências, e a importância decisiva dos familiares.

Dr. João Régis também assinalou as qualidades da patronesse da cadeira, pernambucana como ele, recifense, dona de particular “instinto maternal e bom humor” e com quem conviveu na Graduação e na Residência Médica. Quanto ao dr. Milton Medeiros, salientou a “responsabilidade e a honra de substituí-lo” na ABP. Homenageando os dois professores, estendeu o agradecimento aos que participaram de sua formação, assim como também aos presidentes da SBP, drs. Dioclécio Campos Jr., o atual, e Lincoln Freire – responsável por sua apresentação na cerimônia – líder de duas gestões, com as quais pode compartilhar o trabalho, como titular da diretoria de promoção social da criança e do adolescente. Aos pequenos pacientes, dedicou o esforço que pretende desenvolver, com objetivo de contribuir para a busca de políticas públicas que os tornem cidadãos de direitos.

Dr. Edward Tonelli lembrou as iniciativas à frente da ABP nos últimos dois anos, quando incrementou a comunicação interna, criando os boletins eletrônicos, apoiou o trabalho das Comissões – Científica, Publicações, Memorial, História da Pediatria, Site e Ensino –, e liderou os colegas da Academia em diferentes atividades. No período, teve início o Coral da Pediatria Brasileira, coordenado pelo secretário Dias Rego, foram realizados os Fóruns interdisciplinares – importante espaço de reflexão e diálogo com a comunidade –, e comemorado, em Goiânia, ano passado, o aniversário de 10 anos da ABP. Sobre a contribuição que tem dado, desde junho desse, quando apresentou análise sobre as escolas médicas brasileiras, dr. Tonelli adiantou que um documento assinado por ele e pelo presidente da Sociedade, dr. Dioclécio, com data de 06 de outubro, será remetido ao MEC e ao Congresso Nacional. Entre os agradecimentos, o presidente da ABP destacou a parceria com a Nestlé Nutrition – representada pelos srs. Roberto Sato e Luiz Paulo de Salles – e a dedicação da secretária Ednalva Machado. Na cerimônia, foi ainda inaugurada, com as fotos dos drs. Nelson Barros e Reinaldo Martins, galeria de retratos dos ex-presidentes da Academia.