carregando...

Professor Luc Weckx

Arquivo 13/07/2012


Faleceu nesta terça-feira, em São Paulo, o professor Luc Louis Maurice Weckx. Otorrinolaringologista, professor titular e livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), presidiu a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico – Facial (1999-2002), fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de ORL Pediátrica (ABOPE).

Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desde 1992, Dr. Luc cooperou decisivamente com o Departamento Científico da área em três diferentes ocasiões, emprestou seu conhecimento em inúmeros congressos de nossa Sociedade, nas áreas de Otorrinolaringologia, Alergia e Pneumologia, colaborando para o fortalecimento da Otorrinolaringologia Pediátrica. Recentemente, em abril, no Congresso Brasileiro de Alergia Pediátrica, pudemos usufruir de sua derradeira e brilhante contribuição científica.

A Sociedade Brasileira de Pediatria lamenta profundamente a perda do professor Luc, e se solidariza com seus alunos, amigos e familiares, neste momento de grande tristeza para todos nós.

Eduardo da Silva Vaz
Presidente

Dennis Alexander Burns
Diretor Científico

Saudades do mestre

Ex-aluno do dr. Luc, dr. Manoel de Nóbrega, presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da SBP, dá seu depoimento:

– Iniciei minha vida acadêmica na otorrinolaringologia da Unifesp em 1987, onde conheci o professor Luc. Minha primeira aula em um curso médico da Unifesp como otorrinolaringologista, em 1989, foi escolhida pelo Dr. Luc – o tema: deficiência auditiva na infância. Dr. Luc foi responsável pela minha escolha profissional, pela decisão de seguir na otorrinopediatria, de mergulhar na deficiência auditiva da criança. Em 1990, participei da criação da Disciplina de Otorrinopediatria, obra do prof. Luc; da criação da Casa do Respirador Oral. Ele foi meu orientador no mestrado e no doutorado, meu grande incentivador. Os que o conheceram certamente vão se lembrar de seu caráter, dignidade, de sua pontualidade, da imensa capacidade de trabalhar em equipe e de liderar. Ficarão na nossa memória as aulas brilhantes e sua grande disponibilidade, educação e respeito a todos. Ficamos também com o compromisso de fortalecer a otorrinopediatria brasileira que o professor Luc tanto prezava.