carregando...

Professor Samuel Schvartsman

Arquivo 02/11/2013

Professor Samuel Schvartsman recebe homenagem na USP, em 2009.

Com pesar, a SBP comunica que faleceu e foi enterrado ontem, em São Paulo, o pediatra Samuel Schvartsman. Professor, pesquisador, autor de vários livros, era muito admirado e realizou importante trabalho. Durante muitos anos, atuou e chefiou o Pronto-Socorro de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), onde percebeu a necessidade do estabelecimento de protocolos e diretrizes para o atendimento do paciente intoxicado. A partir daí, contribuiu, decisivamente, para o desenvolvimento de uma nova área de atuação, a toxicologia clínica. Em 1971, criou o primeiro Centro de Controle de Intoxicações do país, que funcionou inicialmente no Hospital Infantil Menino Jesus.

Foi professor livre-docente associado do Departamento de Pediatria da FMUSP,  onde coordenadou o Programa de Pós Graduação. Fundou, organizou e coordenou também os Departamentos de Pediatria da Faculdade de Medicina de Santo Amaro e da Faculdade de Medicina de Marília. Orientou dezenas de alunos em mestrado e doutorado. Dentre seus livros, estão Intoxicações Agudas e Pronto-Socorro de Pediatria.

Teve importante participação em sociedades médicas, tendo sido titular da cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP/1984-1985). Na SBP, atuou decisivamente no Departamento Científico (DC) de Segurança da Criança e do Adolescente, tendo sido responsável por muitas da diretrizes e da trajetória da entidade na área. Foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia e da Associação Latino Americana de Toxicologia.