carregando...

PRONAP - Ciclo XV/ fascículo 2 – Errata

Arquivo 16/08/2012

Caros colegas assinantes do PRONAP,

Sempre com o objetivo de levar atualização científica para o pediatra em diversos temas, este ano já publicamos, no Ciclo XV do Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria (PRONAP), o fascículo 1, a respeito de Endocrinopediatria e o 2, sobre Gastroenterologia Pediátrica. Fiquei muito feliz com o material preparado pelos respectivos Departamentos Científicos da SBP e tenho certeza que muito auxiliará a rotina pediátrica.

Infelizmente, no fascículo 2, houve um equívoco na revisão que, sem conhecimento prévio do autor, acabou resultando em total modificação do conteúdo da frase. Refiro-me ao Tema 2 – Alergia à Proteína do Leite de Vaca, preparado pelo Prof. Dr. Mário C. Vieira, subitem 9/Prevenção, que está na página 45. Assumo toda a responsabilidade pelo ocorrido e solicito aos assinantes que atentem para a correção, a seguir:

- Onde se lê: “O retardo na introdução de alimentos com alto potencial de alergenicidade, como ovo, peixe ou trigo, não tem demonstrado benefícios na prevenção da alergia e esses alimentos devem ser evitados quando não há evidências de alergia a eles”.

- Leia-se“O retardo na introdução de alimentos com alto potencial de alergenicidade, como o ovo, peixe ou trigo, não tem demonstrado benefícios na prevenção da alergia e deve ser evitado quando não há evidências de alergia aos mesmos”. Este é o texto original.

Assim, para complementar o esclarecimento, afirmo que retardar a introdução de alimentos alergênicos (ovo, peixe, trigo), no intuito de prevenir alergia, não tem embasamento científico.

Peço desculpas aos colegas pediatras e aos autores do fascículo 2.

Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira
Coordenadora do PRONAP