carregando...

Reajustes na tabela do SUS para sala de parto e diária de UTI

Arquivo 30/12/2008

O secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, dr. Alberto Beltrame, informa à SBP sobre a revisão feita nos valores da tabela do SUS referentes ao atendimento do recém-nascido em sala de parto (100% de reajuste) e diária de UTIs pediátrica e neonatal (40% de reajuste). Veja, a seguir, a mensagem eletrônica de 23 de dezembro de 2008 ao presidente da SBP:

Prezado Dioclécio,

Como sabes, temos trabalhado arduamente aqui no Ministério em busca de melhores condições de trabalho e valorização para todos os profissionais que trabalham no SUS, melhores condições de saúde para toda a população brasileira, maior acesso, equidade e universalidade.

Acredito que nossos esforços, com a tua decidida ajuda e de toda a Sociedade, já têm gerado bons frutos.

Assim, aproveito o momento para te dar um retorno de algumas reivindicações que a Sociedade Brasileira de Pediatria tem nos colocado.

Hoje o Ministro Temporão anunciou uma série de medidas relacionadas à ampliação de remuneração de procedimentos na Tabela SUS, ampliação de tetos financeiros de estados e municípios, recursos para ampliação da oferta de serviços, cadastramento de redes assistenciais e outras.

Devo destacar um procedimentos em especial: o atendimento por pediatra em sala de parto – para o qual foi concedido um reajuste de 100%. Além disso, as diárias de UTI ped e neo tiveram um aumento de 40% assim como diversos outros procedimentos (percentuais variáveis) – clínicos e cirurgicos relacionados a pediatria.

Esperamos estar contribuindo, não apenas na melhoria da remuneração do trabalho de nossos pediatras, mas para sua valorização profissional e reconhecimento do importante trabalho que desempenham no SUS e para a saúde de nossas crianças.

Muito há ainda por fazer em todo o sistema. O passo dado hoje é um avanço, que, dentro de nossas conhecidas limitações orçamentárias,  significa um gesto em direção à melhoria de nosso sistema de saúde e de resgate de nossos profissionais.

Um feliz natal e um bom 2009 para todos.

Um abraço,

Beltrame