carregando...

Recife recebe o 12° Simpósio Brasileiro de Vacinas em abril

Arquivo 15/03/2013

Inscrições podem ser feitas com desconto até 20 de março

Com a presença de professores do Brasil e do exterior, o 12° Simpósio Brasileiro de Vacinas ocorrerá de 11 e 13 de abril, em Recife (PE). Dentre os destaques, segundo o presidente do evento, dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, está o debate sobre a incorporação de duas novas vacinas no Calendário do Ministério da Saúde em 2013 – Varicela e Hepatite A. O fato torna o “momento ímpar para a comemoração – já que ambas eram propostas pela SBP, que participou ativamente da discussão, defendendo sua disponibilização para todos” – e também para o aprofundamento sobre “o rigor científico” necessário, assinala. Por isso, foram convidados professores de países que já têm a experiência – dr. Eduardo Lopes, da Argentina, discutirá sobre a Vacina da Hepatite A (“dose única é suficiente?”) e a dra. Maria Catalina Pirez, do Uruguai, sobre a da Varicela”, adianta.

Os 40 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) serão abordados na palestra do dr. Reinaldo Martins, da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e atual consultor científico de Biomanguinhos/Fiocruz, integrante de um grupo na Organização Mundial de Saúde dedicado a colaborar para o aperfeiçoamento das práticas de imunização. O presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP e da Comissão Científica do Simpósio, dr. Eitan Berezin, reforça que o programa está “bem variado e abrangente, com temas muito interessantes para a prática do pediatra”. Outro assunto que ficará a cargo da uruguaia Maria Catalina Pirez será a “efetividade da Vacina Pneumocócica Conjugada”.

A imunização “é uma das ações de saúde pública de maior efetividade e melhor custo/benefício, de extrema relevância para a medicina de crianças e adolescentes e o momento é de definições importantes”, frisa o dr. Eduardo Jorge, reforçando o convite à participação de todos. O 12º Simpósio está sendo organizado pela SBP e pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe). Inscrições com desconto podem ser feitas até 20 de março. Para mais informações clique aqui ou acesse o portal www.sbp.com.br.