carregando...

Residentes brasileiras participam de Congresso na Argentina

Arquivo 23/09/2013

Dra. Érica Araújo Dra. Mariana Ribeiro

Duas integrantes do Projeto Médico Residente da SBP foram sorteadas para participar, sem custos, do 36º Congresso Argentino de Pediatria, da 9ª Jornada Nacional de Pediatras em Formação e do Encontro de Pediatras em Formação do Cone Sul. Os eventos começam amanhã, em Mar del Plata, na província de Buenos Aires. O convite foi feito à entidade brasileira pela Sociedade Argentina de Pediatria, que ofereceu as inscrições e a hospedagem. A SBP patrocinou as passagens aéreas.

Para chegar ao resultado final, a Sociedade fez três sorteios entre os participantes do Projeto em dia com suas obrigações com a SBP. O primeiro foi realizado entre as regiões do Brasil e contemplou o Sul e o Sudeste.  Em seguida, foram sorteados dois estados: um de cada região. Desse, saiu o Paraná e o Espírito Santo. Por fim, o terceiro realizou-se entre dois grupos de participantes do Programa Médico Residente: um de cada estado. Dessa forma, foram contempladas as dras. Érica Samantha Santos de Araújo, do Paraná, e Mariana Ribeiro Macedo, do Espírito Santo.

Érica Samantha Santos de Araújo, formada em medicina pela Universidade Estadual do Maranhão, cursa atualmente o R1 de Pediatria na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná e conta que será a primeira vez que participará de um evento internacional de Pediatria. “É de grande relevância para minha vida pessoal e profissional. Poderei ampliar meus conhecimentos referentes à pediatria e ao funcionamento dos serviços em outros hospitais fora do país, além de ter contato direto com a realidade de outros pediatras e das patologias mais prevalentes no local”, afirma.

Mariana Ribeiro Macedo também cursa R1, mas no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, na capital capixaba. Formada na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, considera a oportunidade essencial. Sobre o Médico Residente, salienta: “Um dos aspectos mais interessantes do projeto é traduzido pelo seu objetivo de desenvolver a qualidade na atenção à saúde da criança e o seu bem-estar através do aprimoramento profissional e da troca de experiências”.

O Médico Residente tem a finalidade de incluir futuros pediatras na tarefa de seguir construindo a SBP de forma dinâmica e permanente. O projeto oferece uma série de benefícios para os participantes, como redução da taxa anual, descontos para inscrição em eventos e concursos de títulos, acesso integral à SBP Ciência, ao Jornal de Pediatria e outros documentos científicos.

A dra. Érica de Araújo também ressalta a importância de participar do Projeto: “Acredito que, além de todo o fluxo diário de informações e das fontes disponíveis, existe a possibilidade de ampliar nossos conhecimentos utilizando acervos com credibilidade. Me inscrevi no Médico Residente com esse intuito e estou muito satisfeita. Temos um cabedal de conhecimento disponível, através de um grupo de professores renomados nos atualizando em importantes temas,  além da disponibilidade de recursos diversos”.  Os eventos na Argentina ocorrem até sexta-feira.

Clique aqui e conheça mais o Projeto Médico Residente!