carregando...

Residentes brasileiras participam de Congresso Paraguaio de Pediatria

Arquivo 30/10/2012

 


Luana de Castro

O 13º Congresso Paraguaio de Pediatria começa amanhã, em Assunção, com a presença de duas residentes brasileiras – Luana Nepomuceno de Castro, de Fortaleza (CE) e Rafaella Fadel Friedlaender, de Curitiba (PR). O convite partiu da entidade nacional dos paraguaios, enviado pelo presidente do evento, dr. José Maria Lacarrubba, ao dr. Eduardo Vaz. “Foram oferecidas inscrição e hospedagem e a SBP decidiu arcar com a passagem aérea. Fizemos um sorteio entre os integrantes do Projeto SBP Residente em dia com suas obrigações com a entidade”, informa a secretária-geral, dra. Marilene Crispino.

Surpresas com o convite, as residentes do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, e do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, estão empolgadas com a oportunidade: “Vai nos acrescentar muito”, espera Rafaella. Satisfeita com o fato de outro país ter “feito questão de ter representantes brasileiros”, Luana promete “aproveitar bem os temas e conhecer a realidade da pediatria paraguaia”.

Vocacionada, Rafaella conta que desde o início da faculdade, sempre gostou de pediatria. “Logo logo que conheci, me apaixonei, acredito que pela pureza e ingenuidade da criança”, declara. Luana também escolheu a profissão por identificação com os pediatras. “Fico realizada cuidando de criança. Acho que nasci para isso. Gosto muito de medicina preventiva, da puericultura, de valorizar a vida”, salienta .

Sobre o espaço “SBP Residente e Liga” no portal da Sociedade, a paranaense diz que costuma visitar e que o que mais utiliza são os artigos da revista Residência Pediátrica. “Gosto bastante”, diz. Luana também acessa regularmente a seção: “Fiquei entusiasmada quando conheci. Busco vídeos e outros materiais disponíveis. Sendo oferecidos pela SBP, são confiáveis e podemos usar para estudar”, assinala.

O 13º Congresso Paraguaio vai até 03 de novembro e para saber mais sobre o evento, os contatos são: http://www.sbp.com.br/pdfs/afiche_pediatria.pdf e http://www.spp.org.py/wp-content/uploads/folleto_congreso_spp_set_2012.pdf