carregando...

Saiu a revista eletrônica “Residência Pediátrica”!

Arquivo 30/06/2011

Os residentes em pediatria e das áreas de atuação da especialidade já têm a sua revista! Acaba de sair a publicação eletrônica, quadrimestral, que a SBP preparou com objetivo de “contribuir para a formação acadêmica” e incentivar “a participação ativa” dos jovens pediatras na produção científica, diz o dr. Gil Simões, coordenador-adjunto de Residência e Estágios da Sociedade. “Os artigos precisam ter sempre a autoria de pelo menos um residente e a temática será sempre voltada para os interesses desses colegas”, explica a dra. Márcia Galvão, diretora da SBP e editora-adjunta de Residência Pediátrica (RP), juntamente com a secretária-geral da entidade, dra. Marilene Crispino. O editor científico é o dr. Clemax Sant’Anna, professor da UFRJ, “com muita experiência no magistério e na profissão”, salienta a dra. Marilene.

Com a primeira edição da revista (disponível no www.sbp.com.br/SBPResidente), o leitor tem uma boa ideia do projeto, que tem artigos originais, de revisão, e seções como “Relato de caso”, “Caso clínico interativo”, “Ética médica”, “Fique alerta”, “Top: Tópicos obrigatórios em pediatria” – com manuais do Ministério da Saúde e comentários –, além do editorial e de textos no estilo de “Como ler e escrever artigos científicos” – no qual as dras. Marilene e Márcia apresentam uma contribuição para que cada especialista em pediatria possa “assumir a responsabilidade por sua atualização permanente”, acompanhando o desenvolvimento científico, gerando e divulgando novos conhecimentos. Entre outras informações muito úteis, descrevem  o formato que precisa ter um manuscrito a ser enviado para publicação. A ideia, frisa também a dra. Márcia, é que  o residente aprenda a procurar e discernir a informação de qualidade e também a escrever artigos científicos, “fazendo”, na prática. Agora, o espaço para isso já existe. Aproveite!

Novidades para o Preceptor e mais

No portal da entidade, o “SBP Residente” (na capa) foi renovado, e agora contempla também o Preceptor, comum link para que sejam divulgadas, trocadas experiências, opiniões, propostas e trabalhosO objetivo é contribuir para o aprimoramento e unificação dos Programas.  Mensalmente, serão publicados alguns dos textos enviados pelos preceptores. O primeiro tema sugerido já está em pauta e é “Avaliação do Residente”. O endereço para contato éespacopreceptor@sbp.com.br.

Além disso, serão divulgadas “Vagas para residência” em pediatria, já estão disponíveis os “Anais do 1º Congresso Brasileiro de Médicos Residentes em Pediatria” e a primeira das “Aulas Práticas em Vídeo” (Reflexo Vermelho ou Teste do Olhinho).  Todos os médicos residentes dos programas de pediatria e das áreas de atuação da especialidade reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica podem aderir aoProjeto Médico Residente. A inscrição é online e, com uma taxa especial (R$90,00),  o jovem tem acesso integral ao portal (Jornal de Pediatria, SBP Ciência, entre outros documentos e  informações), recebe em sua casa os fascículos do Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria(Pronap), tem descontos para inscrição nos eventos da Sociedade e nos concursos. Informe-se, participe, siga o Projeto no Twitter (@residpediatrica), o adicione em seu Facebook e fique por dentro das novidades!

Clique aqui e acesse agora o SBP Residente!