carregando...

SBP conquista puericultura na Saúde Suplementar

Arquivo 22/10/2013

Acompanhamento da criança sadia terá remuneração diferenciada obrigatória

logo sbp vertical“Depois de mais de dez anos de luta, a SBP obteve uma conquista fundamental na medicina privada”, comemora o dr. Eduardo Vaz. A Consulta de Puericultura acaba de entrar no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a partir de janeiro de 2014 seu pagamento será cobertura mínima obrigatória por parte de todas as operadoras, conforme recomenda a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) desde 2010. Emocionado, o diretor de Defesa Profissional da SBP, Milton Macedo, salienta:
“Trata-se de um reconhecimento do trabalho de prevenção que pode evitar uma série de doenças da vida adulta, que têm início na infância. É uma mudança de lógica, de valorização da promoção da saúde”. Integrante da mesma diretoria, Mário Lavorato frisa que o atendimento de puericultura representa grande parte do que já é feito nos consultórios, como é o caso da orientação nutricional, sobre vacinas, prevenção de acidentes, e tantos outros aspectos da educação em saúde.

“Na realidade, o pediatra passa agora a ser mais respeitado, valorizado como sempre deveria ter sido e, seguramente, ficará mais satisfeito com a profissão. A criança será melhor atendida e seu médico mais bem remunerado. Me sinto feliz em participar de uma entidade de luta, como é a SBP”, frisa o diretor José Paulo Ferreira. “Nada é mais justo do que esta vitória”, ressalta o presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial, Tadeu Fernandes. “Não podemos esquecer que os primeiros mil dias da criança são os mais importantes para seu crescimento e desenvolvimento. Basta lembrar que quando completa um ano seu cérebro cresceu 175% em relação ao tamanho inicial e que com cinco anos de idade já temos 85% dos neurônios que teremos na vida adulta. Por isso, é fundamental uma boa puericultura, para uma vida com qualidade”, assinala.

Veja a íntegra da Resolução Normativa nº 338, de 21 de outubro, no portal da ANS

(clicar a palavra “Anexos” no final da Resolução)

A Puericultura está no anexo III/ Diretrizes Clínicas:

1. ASSISTÊNCIA AO TRABALHO DE PARTO

2. CONSULTA – PUERICULTURA

3. TRATAMENTO CIRÚRGICO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR

Leia aqui os detalhes sobre a “CONSULTA – PUERICULTURA”, que terá como referência a CBHPM 2012.