carregando...

SBP terá eleições eletrônicas

Arquivo 17/05/2012

 

Conselho Superior se reuniu e aprovou a proposta. O objetivo é ampliar a participação dos associados.

Presidentes de filiadas e diretoria da SBP realizaram reuniões dias 11 e 12 de maio, no Rio. Dr. Alberto Cubel Jr., presidente da Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul e integrante da Comissão Eleitoral, está ao centro, em pé, com camisa xadrez

17/05/12 – O Conselho Superior (CS) da SBP se reuniu na última sexta-feira, 11 de maio, no Rio de Janeiro. Entre as decisões, foi aprovado o calendário para a próxima eleição da diretoria da entidade e também que o processo será realizado pela Internet. A proposta foi apresentada pelo dr. Alberto Cubel Jr., em nome da Comissão Eleitoral, cujos nomes foram escolhidos no CS realizado no final do ano passado, em Salvador. O objetivo é, “modernizando, tornar o processo ainda mais transparente, seguro, tranquilo, prático para o eleitor, de maneira a proporcionar mais participação dos associados. Além disso, também será mais econômico para a entidade”, salientou.

Esteve presente também na reunião representante de empresa com experiência no assunto, que trabalha com outras instituições que já realizaram eleições utilizando somente a rede mundial de computadores interligados como meio de votação, e que apresentou o melhor preço para fornecer a tecnologia para a viabilização do pleito, a OAK Soluções. Aos integrantes do Conselho, explicou os detalhes de um complexo sistema, que tem uma “plataforma inviolável” e capaz de suportar grande sobrecarga. Discorreu também sobre as “premissas” com as quais trabalham, dentre as quais estão: garantir que todos os votos sejam computados, que não possam ser identificados – nem pelo auditor -, que cada eleitor só possa se manifestar uma vez, que consiga participar de qualquer computador com acesso à internet, e de maneira bem simples, sem que seja necessário que tenha conhecimentos aprofundados de computação. A página de votação é pensada para que nenhuma das chapas seja favorecida e a apuração sai muito rapidamente.

Meta, meio e agenda

O representante da empresa também informou que plataforma, equipamentos e programas são auditados por terceiros, pelo método consagrado na área, intitulado “ponta a ponta” (“end-to-end”). Reforçou ainda que, sendo a internet apenas um meio, os objetivos são os de sempre, estabelecidos pela entidade, e tudo começa com a definição do regulamento, das regras do pleito. Acrescentou que um “suporte de atendimento” é estruturado, via chat e/ou telefone, com pessoas treinadas para responder perguntas dos eleitores, considerando-se, inclusive, que participam do processo eletrônico pela primeira vez.

Dr. Alberto Cubel acrescentou que, além de economizar com papel e correio, a Comissão pretende se reunir algumas vezes com a utilização de recursos eletrônicos, diminuindo encontros presenciais, e também dispensar gastos com filmagem da apuração, dentre outros. Ao todo, a ideia é economizar cerca de 30 por cento dos recursos que a entidade precisa destinar ao processo. A proposta de realizar eleições por meios eletrônicos foi aprovada por unanimidade. Também houve consenso sobre o calendário, que prevê publicação do edital no Diário Oficial da União em 02 de janeiro de 2013; prazo de até 31 de janeiro para quitação da anuidade e direito a voto; até 13 de março para inscrição de chapas, e de 24 a 28 de abril para votação pela internet. A reunião do CS que dará posse à diretoria eleita foi marcada para 10 de maio.

Participam da Comissão Eleitoral os drs. Valmin Ramos (presidente) e Alberto Cubel Brull Jr.(indicados pelo Conselho Superior) e Reinaldo Menezes (Academia Brasileira de Pediatria), membros efetivos. Os suplentes são os drs. Paulo Poggiali e Regina Portela Diniz. O Conselho Superior é integrado pela diretoria da SBP e pelos presidentes das 27 filiadas, as Sociedades de Pediatria dos estados e do Distrito Federal. Clique, a seguir, ou veja na capa do portal o calendário eleitoral completo e oregulamento do processo.