carregando...

Semana do Bebê mobiliza Penápolis e Rio de Janeiro

Arquivo 29/08/2011

Mães e bebês em Penápolis…
…e no Rio de Janeiro

29/08/2011 – Com uma “Passeata do Bebê” no município de Penápolis, no interior de São Paulo e duas mil mães reunidas no Rio de Janeiro, as “Semanas do Bebê” têm chamado a atenção para a importância do desenvolvimento infantil, particularmente nos primeiros anos. “O carinho, o toque, o olho no olho transformam o cérebro da criança, são essenciais para que seja um adulto afetuoso, com capacidade de aprender”, salientou o dr. Eduardo Vaz, ontem, no encerramento realizado no Aterro do Flamengo. Em Penápolis, dia 19 de agosto, o presidente da SBP fez palestra sobre os desafios enfrentados hoje na área. As “Semanas” são inspiradas na iniciativa de Canelas, Rio Grande do Sul, onde a 13º está marcada para maio. Ao todo, quase 400 cidades já realizam a mobilização e o Rio de Janeiro é a primeira capital a aderir.


Dr. Eduardo, com Alexandre Gil de Mello e Sônica Turciane, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Penápolis, recebe símbolo da 2ª Semana do Bebê

Segundo Alexandre Gil de Mello, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenador da 2ª Semana do Bebê de Penápolis, “foram realizadas diferentes atividades, como seminário científico, mesas-redondas diversas, oficinas com educadores, mães e adolescentes, apresentações culturais e até concurso de vitrines, que envolveu os comerciantes com o tema da Primeira Infância. Organizado pela Rede Crianças Amadas, Adultos Seguros (CAAS), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Prefeitura, o evento cumpriu seu objetivo de sensibilização da comunidade, buscando articular Poder Público, empresas e instituições sociedade civil em geral, para garantir o desenvolvimento integral de crianças de zero a três anos de idade.


Cláudia Graça, presidente do Crefono1; o secretário de Saúde, Hans Dohmann; Betty Gofman e Hugo Barreto com as filhas Alice e Helena; a fonoaudióloga Eny Léa Gass, e Flávia Bessa, conselheira do Crefono 1.

No Rio de Janeiro, o encontro de mães e filhos pode bater o recorde das Américas em amamentação pelo Guinness Book. Foram colhidas assinaturas, feitas muitas fotos, “mas o mais importante mesmo foi a força da causa e a confiança demonstradas pelas pessoas, de todos os bairros, de tantas comunidades”, comemora a nutricionista Rosane Rito, da Gerência de Programas de Saúde da Criança e coordenadora das ações de amamentação da cidade. A Semana do Bebê Carioca foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono1) e o Unicef, e contou com a participação da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) e da SBP. Entre os presentes, a vice-prefeita de Canela, Lesli de Oliveira, que parabenizou pelo sucesso.

A Semana do Bebê no município gaúcho teve entre seus idealizadores Salvador Celia, falecido em 2009 e que presidiu o Departamento Científico de Saúde Mental da SBP na gestão 1998/2001.