carregando...

Sociedade do Rio Grande do Sul, posse e a nova agenda do pediatra

Arquivo 04/01/2012

04/01/12 - A valorização profissional, o crescimento científico do pediatra e o bem-estar da criança estão no centro da política da diretoria da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), que tomou posse em dezembro, em Porto Alegre, na presença de mais de 100 colegas e de representantes de diversas instituições. Segundo a nova presidente, dra. Patrícia Miranda do Lago, o compromisso é “seguir a trajetória de luta e sucesso herdada” dos que a antecederam nos 75 anos de história da filiada:

- Sabemos que o perfil de nosso paciente mudou, muitos desafios foram postos, com os problemas crônicos, as doenças não transmissíveis e as questões da saúde mental. Esta é a nova agenda da medicina da criança e do adolescente e precisamos qualificar o pediatra para a demanda.

Dra. Patrícia assinalou também que “a marca” da SPRS é a defesa profissional. “Temos conversado com os integrantes das regionais”, destacou. Dentre as atividades a serem continuadas e ampliadas, citou a inserção da SPRS no eixo dos grandes eventos científicos em pediatria da América Latina, elogiando o diálogo realizado na gestão do dr. José Paulo Ferreira com as demais lideranças da região: “O Congresso Gaúcho de Pediatria tem apenas quatro anos, vem reunido mais de mil participantes e proporcionando um importante intercâmbio”.

Primeira mulher a dirigir a SPRS, entidade na qual “mais de 70% dos associados são do sexo feminino”, dra. Patrícia disse também que o fato a encoraja a lutar para que portas sejam abertas em todos os níveis da sociedade. A nova diretoria conta com 50% de renovação entre os integrantes. Participam da executiva também os drs. Marcelo Porto (1° Vice-Presidente), Erico Faustini (2° Vice-Presidente), Cristina Helena Targa Ferreira (Secretária-Geral), Rosângela Davila (1 ª Secretária), Célia Magalhães (2 ª Secretária), Cristiane Traiber (1ª Tesoureira) e Matias Epifanio (2° Tesoureiro). Clique aqui e conheça a nominata completa.

A nova diretoria da SPRS