carregando...

Uma SBP cada vez mais forte e integrada

Arquivo 13/05/2014
Diretores da Sociedade e presidentes das filiadas nos estados, no Fórum de Defesa Profissional (foto: Rogério Albuquerque)
Diretores da Sociedade e presidentes das filiadas nos estados, no Fórum de Defesa Profissional (foto: Rogério Albuquerque)

O Dia do Pediatra, 27 de julho, será dedicado à mobilização pela implantação do Atendimento Ambulatorial em Puericultura. O novo currículo mundial da medicina de crianças e adolescentes começou a se firmar no Brasil em cinco serviços, juntamente com a Residência de três anos, e até 2016 terá chegado a todos. Sobre isso, a SBP promoverá Encontros de Coordenadores de Residência em Pediatria. O primeiro reunirá Preceptores do Nordeste, em Recife, em agosto, e contará com a presença do norte-americano Hazen Ham, secretário executivo do Global Pediatric Education Consortium (GPEC) – aliança que representa cerca de 50 países. A diretoria da SBP está dedicada a aumentar a integração das filiadas dos estados do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste à Brasileira. Essas algumas das informações salientadas pelo presidente, Eduardo Vaz, sobre o Fórum de Defesa Profissional, a Reunião de Integração Regional e o Conselho Superior, realizados na quinta e na sexta-feira, em São Paulo. “Conclamamos as sociedades estaduais de pediatria à realização de uma grande comemoração da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), de 1 a 7 de agosto”, ressalta dr. Eduardo, acrescentando que foi aprovado, na assembleia geral ordinária, o balanço financeiro do exercício de 2013.

Dra. Rejane Cavalcante, do Pará
Dra. Rejane Cavalcante, do Pará

Valorização – “O pagamento da Consulta de Puericultura (Porte 3B da CBHPM) é cobertura mínima obrigatória do atendimento de pediatria na Saúde Suplementar. As diretrizes Clínicas estão no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o calendário da assistência, que vai da primeira semana do bebê aos 19 anos, é inegociável”, lembra o diretor de Defesa Profissional, Milton Macedo. “Cresce gradativamente o número de operadoras que assumem sua responsabilidade, assim como os valores das que já praticam a remuneração”, diz.

É importante também, frisa, que “nenhuma empresa pode estipular prazo de validade de consulta. Portanto, não existe o que já foi chamado indevidamente de retorno, não pode haver glosa e, se isso ocorrer, a denúncia deve ser feita à ANS”. Sobre o Teste do Reflexo Vermelho, o diretor destaca que, também presente no Rol da ANS, tem remuneração obrigatória por parte das operadoras e a consulta deve ser realizada antes da alta da maternidade. O pediatra que não se sentir capacitado, deve comunicar à Sociedade do seu estado, para participar de treinamento.

Estágio no exterior – A Sociedade fez parceria com o Children’s Hospital of Philadelphia (CHOP) e vai financiar a ida de dois residentes de primeiro ano para estágio de um mês na instituição, “atualmente considerada a número 1 do EUA”, informa o dr. Kennedy Schisler (foto abaixo), responsável pelo projeto. A seleção será feita dentre os que cursam o Programa de três anos e que têm proficiência em inglês. Acompanhe as notícias do portal da SBP e saiba mais!

 

IMG_6622

No Fórum, a discussão também ocorreu em grupos
No Fórum, a discussão também ocorreu em grupos