carregando...

Unimed, Porto Alegre e conquistas da pediatria

Arquivo 10/08/2010

Dr. Eduardo da Silva Vaz, esteve reunido, em julho, em Porto Alegre, com o presidente da Unimed da cidade, dr. Márcio Pizatto, e com os drs. Dennis Burns, diretor da SBP e José Paulo Ferreira, presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). “Acatamos propostas justas e este é o caso da puericultura e do Procedimentos Padronizados em Pediatria (PPP), que significam melhoria no atendimento da população e valorização do trabalho médico”, comentou o dr. Márcio. Além disto, a “informatização do PPP gerou maior controle” e um “diferencial”, que também repercute na “preferência dos pacientes”, acrescenta o dirigente, que acaba de retornar do Fórum de Unimeds em São Paulo e avalia que outras singulares podem seguir o exemplo.

Dr. José Paulo lembra que a conquista da puericultura junto à Unimed de POA ocorreu em janeiro, quando a cooperativa passou a remunerar 12 atendimentos no primeiro ano de vida da criança e mais seis entre os 12 e 24 meses, ao valor de R$80,00. Agora, também o pagamento do PPP está “mais prático”, “desburocratizado”, comentou. “Foram dois anos negociando, a partir do projeto da SBP”, disse. A operadora “economiza em custos adicionais”, ressaltou, lembrando que há pesquisas que comprovam as vantagens do investimento em prevenção.

Durante o Fórum de Defesa Profissional da SPRS, no início de julho, o presidente da SBP já entrara em contato com a direção da Unimed da capital gaúcha. “A ideia de inclusão da puericultura e desburocratização do PPP tem gerado significativa melhoria nas condições de trabalho e deve ser um modelo para o País”, comentou o dr. José Paulo. “O paciente tem atendimento personalizado, continuado, se sente mais seguro e necessita frequentar menos a emergência. Tudo isto traz grande satisfação ao médico, que pode oferecer mais qualidade. Além do mais, gera redução de custo para a operadora”, reforça.

Dr. Milton Macedo também elogia as iniciativas de POA: “O Fórum foi extremamente interessante. Há um amadurecimento no estado, uma sensibilização das lideranças, dos professores, dos residentes”, disse. O diretor de defesa profissional da SBP também fez palestras em Foz do Iguaçu, em junho e salienta a importância do envolvimento de todos os colegas, apostando em um crescimento da auto-estima.

A valorização da pediatria é o tema de mesa-redonda que ocorrerá na próxima quinta-feira, 12 de agosto, às 10h30m, em Belo Horizonte, durante o Curso Nestlé de Atualização em Pediatria. A coordenação será feita pelo dr. Eduardo Vaz. Participe do movimento e acompanhe pelo portal!