carregando...

Vem aí o 10º Cobrapem!

Arquivo 26/04/2013

Evento ocorre 1 a 4 de maio, em Brasília

O X Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem) ocorrerá de 1 a 4 de maio, em Brasília (DF), tendo como lema “Clínica e Pesquisa se encontram”. O objetivo é promover a atualização sobre os mais recentes estudos científicos e discussão de sua “aplicabilidade na prática diária do consultório”, salienta o dr. Gil Guerra, presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP. “Queremos integrar clínicos e pesquisadores, reforçar, para os que se dedicam à assistência, que a investigação científica é fundamental para seu trabalho. Ao mesmo tempo, salientar aos estudiosos a importância de sua atuação e o impacto na qualidade do que é oferecido aos pacientes – frisa o presidente do evento, dr. Luiz Claudio Castro.

Professores de vários países

Dentre os palestrantes estrangeiros, estão confirmadas as presenças dos drs. Bruce Buckingham, Universidade de Stanford (EUA); Fernando Goluboff Cassorla, da Universidade do Chile, secretário-geral da Sociedade Latinoamericana de Endocrinologia Pediátrica; Horácio Domené, da Sociedade Latinoamericana de Endocrinologia Pediátrica, coordenador do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Investigações Endocrinológicas do Hospital de Niños Ricardo Gutiérrez, Buenos Aires (Argentina); Jean-Pierre Borguignon, da Universidade de Liège (Bélgica), integrante da European Society for Pediatric Endocrinology; Nick Bishop, da Universidade de Sheffield (Inglaterra) e da European Society for Pediatric Endocrinology ; Pierre Chatelain, da Université Claude Bernard, Lyon (França) e Sandro Loche, do Hospital Regional Microcitemia, Cagliari (Itália).

Debates

Sobre os novos temas, dr. Luiz Cláudio cita os “desreguladores endocrinológicos” – “substâncias presentes na natureza ou produtos da atividade humana que interferem no funcionamento do organismo, pois mimetizam alguns hormônios. Podem influenciar no desenvolvimento fetal, no crescimento, no funcionamento da tireóide, na forma como a puberdade se inicia e se desenvolve, na fertilidade e até na predisposição a certas doenças, como tumores.
O “Encontro com o Professor” será dedicado à discussão “passo a passo” de um ou mais casos clínicos de área específica, coordenada por quem tem “grande experiência” e com “participação ativa” de todos os presentes – ressalta o dr. Gil. Cada sessão contará com dois professores, completa o dr. Luiz Claudio, frisando o objetivo de “ampliar a interatividade”.

Em “O ano em Endrocrinologia Pediátrica” serão discutidos os principais estudos publicados nos últimos 12 meses e seu impacto no dia a dia.  Na pauta, dois temas fundamentais na clínica endocrinopediátrica – “Crescimento e fatores de crescimento” (com Carlos Alberto Longui, da Santa Casa de São Paulo e Durval Damiani, da USP) e “Gônadas” (com Ângela Spínola e Castro, da Unifesp e Gil Guerra Júnior, da Unicamp).
O Cobrapem é realizado pela SBP e pela Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) e tem apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para mais informações, basta acessar o www.sbp.com.br (no final da capa e em Congressos e outros eventos) ou ir diretamente ao www.cobrapem2013.com.br.