carregando...

Vem aí o 35° Congresso Brasileiro de Pediatria!

Arquivo 03/06/2011

O prazo para inscrição de trabalhos vai até 18 de julho

Bem abrangente, com temas atuais e espaço para debate. Assim o presidente do evento, dr. Fernando Barreiro, define o 35° Congresso Brasileiro de Pediatria, que será realizado de 8 a 12 de outubro, em Salvador (BA), paralelamente aos Congressos Brasileiros de Reumatologia e de Pneumologia Pediátricas.

Com o lema “Um novo século, novos desafios”,  dr. Fernando adianta que serão, ao todo, 36 conferências e 54 mesas-redondas, sendo que algumas com um tempo bem grande (1hora e 50m) e reservando meia-hora para as perguntas. Outra novidade é que os quatro expositores não serão da mesma área necessariamente e poderão interagir sobre a realidade dos pacientes, que “muitas vezes não apresentam um só problema”, lembra.

Terão destaque questões bem presentes hoje no “Acompanhamento ambulatorial do paciente ” e também “no consultório” – como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dermatite atópica, rinite alérgica, diarreia crônica, tosse constante e persistente, chamando atenção para “quando suspeitar de doenças genéticas”, além de “distúrbios auditivos”, entre outros.

Também estarão no centro das palestras o “comportamento e o desenvolvimento da criança e do adolescente”, com temas como “sinais de sofrimento psíquico” e as várias “orientações no consultório pediátrico”.  Haverá uma mesa exclusivamente sobre as “violências contemporâneas”, como o bullying, as que se manifestam pela internet e nos demais meios de comunicação, e serão abordadas as “formas silenciosas”, como a negligência e o abuso psicológico, além da situação dos portadores de necessidades especiais.

Serão discutidos os “desafios a vencer”, como a “Anemia Ferropriva”, os “Xenobióticos e segurança alimentar” e “Consequências das dietas de exclusão nas alergias alimentares”; “ocorrências comuns nas emergências” e também “dilemas éticos”, como a “alta a pedido: como proceder”. O programa inclui ainda a seção “Especialista responde ao pediatra” sobre “vacinação”, por exemplo (“diferenciação dos dois tipos voltados para o HPV”, “quando  indicar as que estão nos CRIES para pacientes internados” ou a imunização contra o vírus sincicial respiratório).  Isso, além da Doutrina Pediátrica e das ações de valorização profissional.

 O evento contará com professores brasileiros e também do exterior. Já confirmaram presença os drs.  Laure Joachim (Bélgica/ “Tratamento atual das faringites estreptocócicas: como e quando”), Winston Koo (EUA/ “Nutrição e mineralização óssea em crianças”), Pierre Smeesters (Bélgica/ “Perspectiva vacinal do S. pyogenes: eficácia das vacinas em desenvolvimento”) e Tryggve Nev (Suécia/ “A interação da bexiga e do intestino da criança”).

Quem quiser  enviar trabalhos científicos já deve estar inscrito no Congresso e tem até o dia 18 de julho. O presidente do “Brasileirão” salienta ainda que os organizadores, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Baiana de Pediatria (SOBAPE), estão cuidando também bastante “do conforto dos visitantes”, “preparando algumas surpresas” e que todos são muito bem-vindos! Saiba mais pelo www.sbp.com.br ou acessando o http://www.cbpediatria2011.com.br!