carregando...

Volta Redonda já inseriu a pediatria no PSF (Portal SBP. Abril de 2007. Veja aqui estudo realizado pela Prefeitura de Volta Redonda)

Arquivo 10/04/2007

O presidente da SBP visitou o município 

O presidente da SBP visitou o município

A convite do prefeito Gothardo Lopes Neto, o presidente da SBP, dr. Dioclécio Campos Jr., visitou Volta Redonda, no sul fluminense, dia 25 de abril. Desde janeiro e depois de estudos e da preparação realizada no ano passado, o município inseriu a pediatria e a ginecologia e obstetrícia no Programa Saúde da Família. “Verificamos o aumento da mortalidade infantil e a queda na qualidade do atendimento, manifestada pela insatisfação da população. Também constatamos o aumento crescente da procura dos serviços de urgência e emergência”, explicou a pediatra e secretária de Saúde Neuza Jordão. “Decidimos mudar isso e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito, se referindo ao modelo de PSF pelo qual os pediatras ficam responsáveis pela capacitação dos médicos das unidades e também pelo atendimento de crianças referenciadas. Há profissionais que atendem pelo regime de 40 e também 20 horas semanais, mas a remuneração é sempre proporcional à estabelecida pelo Programa. De um total de 49, 32 equipes de 13 unidades já contam com pediatra, e o objetivo é chegar a 100%.

O prefeito Gothardo Lopes disse também que durante o processo de preparação para a implantação, soube, pela grande imprensa, que a SBP entregara a reivindicação de inclusão da pediatria no PSF ao Governo Federal: “Isso nos deu força. Acreditamos que com o peso político da SBP seria também possível sensibilizar o Governo Federal”, frisou, acrescentando que hoje a contratação dos especialistas é financiada com recursos da própria prefeitura. “Acredito que o investimento em medicina preventiva torna-se barato, na medida em que diminui o grau de complicações hospitalares”, finalizou. Dr. Dioclécio conheceu o Centro Integrado de Saúde José Domingos de Macedo, em Siderlândia, e também a UTI Neonatal do Hospital São João Batista. Na prefeitura, se reuniu também com dirigentes da Saúde do município. Estiveram presentes, além do prefeito e da secretária Neuza Jordão, a coordenadora do PSF, Francine Porto Fraga; o responsável pela Atenção Básica à Saúde e pela Urgência e Emergência, Rodney Gomes; a coordenadora do Programa de Assistência à Maternidade, Criança e Adolescência (Paimca), Rosa Maria de Jesus Silva; a coordenadora de Vigilância à Saúde na Área de programas, Ângela Shachter Guidane; a chefe de Gabinete, Miriane Leal Nogueira – todos da Secretaria Municipal de Saúde, e também o diretor médico do Hospital Municipal Munir Rafful – Hospital do Retiro, Jorge Manes Martins, além da coordenadora da UTI Neonatal do Hospital São João Batista, Adriana Braga. Acompanhe a cobertura completa, na próxima edição do SBP Notícias.

Sociedade Brasileira de Pediatria aponta PSF como referência no país
Município se antecipa à determinação do governo federal e põe pediatras nas equipes do PSF. Leia matéria do Diário do Vale.

Veja também: “Descentralizando o Atendimento ao Usuário do Sistema de Saúde do Município de Volta Redonda-RJ como forma de melhorar a Resolutividade da Atenção Básica” e saiba como a Prefeitura (Secretaria Municipal de Saúde) fez um estudo científico que embasou a inclusão da pediatria no PSF.

Leia também sobre as vitórias anteriores relacionadas ao Programa