carregando...

XV Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica

Arquivo 03/11/2008

SBP Notícias 55. Com professores do Brasil e do exterior e presidido pela dra. Euzanete Coser, será realizado de 09 a 12 de novembro, em Vitória (ES), o XV Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. Para a abertura, está programada uma discussão sobre a “Globalização das doenças Infecciosas”. Segundo dr. Valmin Ramos da Silva, presidente da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe), “as constantes migrações acabam reintroduzindo doenças erradicadas e precisamos estar atentos”.

Três simpósios contarão com especialistas de outros países: o “Luso-Brasileiro de Infectologia Pediátrica”, “Antimicrobianos e Resistência” – com os drs.  Ron Dagan (Israel), presidente da Sociedade Mundial de Infectologia Pediátrica, e John Bradley (EUA), um dos autores do “Redbook” – e “Imunização e Infecções Comunitárias do Cone Sul”, um tema sugerido pela Sociedade Latino-Americana de Infectologia Pediátrica (SLIP).  “Estudar a mudança do perfil de contágio na comunidade é esclarecedor para a prevenção e tratamento”, comenta o dr. Valmin. Estão na pauta: Coqueluche, Varicela, Hepatite A, Poliomielite e Pneumonia Pneumocócica.

Os especialistas do Departamento Cientifico de Otorrinolaringologia da SBP vão se reunir durante o evento e oferecerão o painel sobre a área, abrangendo questões como a otite, a faringo-amigdalite e outras relacionadas à intervenção cirúrgica. Os cursos pré-congresso vão abordar  a “Infecção Hospitalar”, “Antibióticos na prática pediátrica” e um programa preparado pela “Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIM)”.

Estão inscritos cerca de 260 trabalhos e a “adesão dos estudantes está muito significativa”, informa a dra. Euzanete. O Congresso está sendo organizado pela SBP e pela Sociedade Espiritossantense de Pediatria (SOESPE) e será pontuado pela Comissão Nacional de Acreditação da AMB. Outras informações podem ser obtidas pelo tel. 41. 3022-1247 ou clicando aqui.