carregando...

SBP convida para participação em consulta pública do Senado Federal sobre o Dia Nacional de Combate à Sífilis

Comunicações Públicas 03/10/2016

consulta-publica-sifilis

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) convida seus associados e a sociedade em geral a participarem de consulta pública promovida pelo Senado Federal que quer saber a opinião dos brasileiros acerca do Projeto de Lei da Câmara nº 146 de 2015 (PLC 146/2015), que institui o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis congênita.

Os últimos dados nacionais disponíveis sobre a sífilis congênita mostram que a taxa nacional foi de 4,7 por 1.000 crianças nascidas vivas, em 2013. Já o número de mães contaminadas foi de 7,4 pelo mesmo número de crianças nascidas vivas, no mesmo período. A meta acordada entre o governo brasileiro e a Organização Pan Americana de Saúde era baixar o percentual de sífilis congênita para 0,5 por 1.000 crianças nascidas vivas em 2015.

Se aprovado o PLC 146/2015 pelos parlamentares, a data passaria a ser comemorada todo o terceiro sábado do mês de outubro. Segundo o PL, que atualmente tramita no Senado, o objetivo é estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde em atividades que ressaltem a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante (durante o pré-natal). Também se quer estimular a prática da prevenção à sífilis entre homens e mulheres.

Para participar e dar sua opinião, acesse o link: http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=123403