carregando...

Defesa Profissional organiza fórum para definir estratégias em favor do pediatra brasileiro

Defesa Profissional 22/03/2017

canstockphoto3878046

O Fórum de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) será realizado entre os dias 10 e 14 de outubro, durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza (CE). A pauta do encontro será focada em questões relacionadas aos serviços públicos e oferecidos pelos planos de saúde. Ao final, os participantes devem aprovar a divulgação de um documento síntese, com as principais propostas dos pediatras. 

A Carta de Fortaleza alinhará a visão dos pediatras sobre os problemas que afetam o exercício pleno da especialidade, assim como suas reivindicações para recolocar a assistência nos trilhos, em especial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento, que expressará a percepção dos 21 mil pediatras brasileiros associados à SBP, será entregue a órgãos, como o Ministério da Saúde e o Ministério Público Federal. 

Segundo o diretor do Departamento de Defesa Profissional, dr. Marun Cury, entre os temas a serem abordados estão os baixos valores pagos aos médicos conveniados às operadoras de planos de saúde e àqueles que atuam na rede pública, seja por contratação direta, seja por vínculos com prestadores de serviços. Na avaliação da SBP, todos os números estão defasados. 

PLANO DE CARREIRA – Durante as discussões, a Defesa Profissional da SBP quer discutir com os participantes do Fórum os critérios para atualização dos valores das consultas, usando como base o piso da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Da pauta, também farão parte a análise da proposta de um plano de carreira, cargos e salários para o pediatra que atua na rede pública. 

Dr. Marun Curi ressalta que, desde agora, todos os associados podem enviar sugestões por e-mail sobre os temas em pauta para o Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria. A preocupação é fazer com o espaço de debates, em Fortaleza, “seja propositivo e termine com propostas sólidas para a valorização da categoria”. Outras contribuições, úteis à elaboração de uma Cartilha de Defesa Profissional do Profissional, também podem ser enviadas. 

As ações do Departamento dialogam com o objetivo principal da gestão da SBP: valorizar o pediatra e a pediatria. Para tanto, os representantes da diretoria de Defesa Profissional têm ido aos estados para ouvir de perto os profissionais e colher sugestões, qualificando a relação da entidade com seus associados. Além dessa estratégia, a Sociedade, em abril, participará de atividades com parlamentares do Congresso Nacional para definir uma agenda de acompanhamento de temas de interesse, dentre os quais a PEC 454/090, que cria a carreira de médico do estado.