carregando...

DC de Desenvolvimento e Comportamento da SBP planeja novas ações para o aperfeiçoamento dos pediatras

Departamentos Científicos 14/03/2017

canstockphoto3392554

O Departamento Científico (DC) de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) prepara para os próximos meses o lançamento de importantes iniciativas para a conscientização dos pediatras em relação aos temas inerentes da área de atuação. Dentre eles, estão o estímulo à triagem do autismo através da escala M-Chat, com o intuito de torná-la acessível, e o incentivo ao maior uso da parte do desenvolvimento da Caderneta da Criança, pois estudos recentes mostram que apenas 20% delas são preenchidas.

Liubiana ArantesAlém disso, está previsto o lançamento de um documento científico sobre “A Prevenção do Estresse Tóxico na Infância”, situação que pode causar até perda neuronal e provocar sequelas por toda a vida. “Tudo isso tem o objetivo de levar mais informações científicas aos pediatras. Também no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria – que ocorrerá em outubro, em Fortaleza (CE), procuraremos desenvolver cursos pertinentes à área do Desenvolvimento. No entanto, antes disso, em junho, haverá uma participação em um congresso no centro-oeste e aulas no 2O Curso de Pediatria promovido pela SBP”, adianta a dra. Liubiana Arantes (foto) , presidente do DC de Desenvolvimento.

BALANÇO - Desde o início da nova gestão da SBP, presidida pela dra. Luciana Rodrigues Silva, diversas realizações foram feitas pelo DC entre junho de 2016 e janeiro desse ano. Até o momento, foram concedidas 28 entrevistas à imprensa, nas quais foram abordados temas que vão do desenvolvimento infantil, passando por riscos e limites relacionados às tecnologias portáteis para crianças, até a importância do abraço.

Outro tema frisado no balanço de atividades foi o estímulo à leitura para as crianças, como ato importante. Neste campo, destacou-se a campanha Receite um Livro, desenvolvida pela SBP em parceria com as Fundações Itaú Social e Maria Cecília Souto Vigidal. Além disso, nesses seis meses, houve participações dos membros do Departamento em cursos para debater temas e discutir casos clínicos.

A participação em eventos também tem sido relevante, como no 14º Congresso Brasileiro de Adolescência, que aconteceu em outubro passado no Mato Grosso do Sul, em que os membros do DC ministraram aulas e palestras.  A página do Departamento, ancorada no site da SBP, tem sido atualizada e todo material elaborado pelo grupo fica disponível para leitura e download. Neste espaço virtual, inclusive, passaram a ser incluídos casos clínicos para discussão entre os pediatras.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS ATIVIDADES PRODUZIDAS PELO DC DE DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO

ESTÍMULO – Para a dra. Liubiana Arantes, o DC está motivado a continuar contribuindo com as ações em prol do desenvolvimento de conteúdo científico, o que ajuda no aperfeiçoamento dos especialistas. “´É papel do presidente do DC abrir espaço a todos os membros para dar ideias e propor sugestões pertinentes. É com essa troca que se cresce e cria projetos que podem aperfeiçoar cada vez mais a pediatria no Brasil”, frisou.

Segundo a dra. Liubiana, todos os membros são atuantes e experientes e têm um objetivo em comum, que é trabalhar em sintonia. “Isso é muito importante. Sou grata aos membros do Departamento, à dra. Luciana e ao dr. Dirceu Solé pelo apoio às nossas ideias e projetos, e aos técnicos da SBP, de uma forma geral”, concluiu.