carregando...

Documentos Científicos

 

Dep_ImunizaçõesFebre amarela: Nota Informativa

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, não contagiosa, febril, potencialmente grave e endêmica em algumas regiões, causada por um arbovírus cuja transmissão é feita através de mosquitos infectados, com alto risco de disseminação…

dep-saude-escolarVolta às aulas 

Um novo ano letivo está começando. É a volta às aulas para alguns estudantes e o início do convívio escolar para outros. Para aqueles que estão retornando às aulas, é o momento do reencontro com a escola, os professores e os colegas … 

manual-bebidaBebidas alcoólicas são PREJUDICIAIS à saúde da criança e do adolescente

Nas últimas décadas, os padrões de morbimortalidade sofreram modificações profundas, sendo que a predominância das mortes deixou de ser ocasionada por doenças infectocontagiosas … 

avaliacao-nutrologica-hospitalAvaliação Nutrológica da Criança Hospitalizada

Toda criança hospitalizada deve ter seu estado nutricional diagnosticado no momento da internação ou no máximo em até 72 horas, para que a terapia nutricional seja adequadamente prescrita1…

dep-capa-emergenciaCrupe Viral e Bacteriano

O que é estridor? Estridor é o som respiratório produzido pela passagem de ar em uma via aérea de grosso calibre estreitada. Ocorre nas vias aéreas superiores, que se estendem da faringe aos brônquios principais…

hipovitaminose

Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção (dezembro/2016)

A deficiência de vitamina D é um dos distúrbios nutricionais mais frequentes em todo o mundo, estimando-se que 1 bilhão de pessoas sofram de insuficiência ou deficiência dessa vitamina…

DocTrato-urinarioInfecção do Trato Urinário (dezembro/2016)

A infecção de trato urinário (ITU) constitui uma das infecções bacterianas mais frequentes em Pediatria. É, provavelmente, a infecção bacteriana mais prevalente no lactente…

DocDermatologia-picada-inseto

Picadas de Inseto Prurigo Estrófulo ou Urticária Papular (dezembro/2016)

Os insetos representam uma das classes mais numerosas do reino animal, desta forma seu contato com os seres humanos é inevitável e a exposição às suas picadas pode provocar desde lesões imperceptíveis até reações graves. A reação de hipersensibilidade a antígenos existentes na saliva de insetos é conhecida por prurigo estrófulo ou urticária papular…

DocDermatologia2016

Dermatite da Área das Fraldas – Diagnóstico Diferencial (novembro/2016)

A dermatite de fraldas é a forma mais frequente de dermatite de contato por irritante primário na criança. Estima-se que até os 2 anos de vida 25% das crianças apresentarão esta dermatose. É uma erupção inflamatória aguda da pele da área coberta pela fralda que ocorre em lactentes e pré-escolares que utilizam fraldas…

avaliacao-nutrologica Avaliação Nutrológica no Consultório (novembro/2016)

A avaliação nutrológica é de grande importância no diagnóstico de risco nutricional, para se definir estratégias de prevenção ou tratamento para todas as condições de carências ou excessos e para o acompanhamento da criança em condições de normalidade…

era-digital1Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital (novembro/2016)

Há benefícios e malefícios que têm acompanhado a tecnologia digital. São de fundamental importância o bom senso e a informação adequada que os pediatras devem enfatizar para as famílias, crianças e adolescentes sobre este assunto…

 

anafilaxia-pequeno Anafilaxia – Guia Prático de Atualização (outubro/2016) 

A anafilaxia é definida como uma reação multissistêmica grave de início agudo e potencialmente fatal, em que alguns ou todos os seguintes sinais e sintomas podem estar presentes: urticá- ria, angioedema, comprometimento respiratório e gastrintestinal e/ou hipotensão arterial…

banner-vacinacao2016Calendário de Vacinação 2016 (publicado em 17/10/2016)

Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria

banner-doc_dengue3 Prevenção da Dengue – Vacina (publicado em 27/09/2016)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas últimas décadas houve um crescimento da dengue em nível mundial de 30 vezes, acometendo hoje mais de 100 países, com metade da população mundial vivendo em áreas endêmicas da doença e com risco de transmissão…